21/10/2014

Prefeitura de São Paulo apresenta projetos em dois novos CEUs da cidade

Eventos acontecem nesta terça e quarta-feira, no Território CEU São Pedro e Território CEU Novo Mundo



A Prefeitura de São Paulo apresenta nesta terça e quarta-feira, projetos de implantação de dois novos CEUs no município.

O Programa Território CEU, desenvolvido em SMDU em parceria com as Secretarias Municipais da Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Serviços, Verde e Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras visa integrar os novos CEUs aos diversos equipamentos municipais existentes no entorno.

No campo pedagógico, a adesão das escolas municipais ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, torna necessária a utilização do novo CEU para as atividades de contra-turno escolar, necessárias à educação em tempo integral.

Além disso, a integração do CEU com os equipamentos do entorno abre possibilidades de educação além-muros escolares e configura um espaço ampliado de educação através do chamado Território CEU. Esta integração por caminhos qualificados e sinalizados visa ampliar o acesso seguro da população, especialmente das crianças e adolescentes, ao espaço da cidade, consolidando São Paulo como uma Cidade Educadora.

Os Territórios CEU serão formados pela implantação de edifícios novos em equipamentos esportivos municipais ou outras áreas públicas subutilizadas. Esta implantação compreende a remodelação paisagística de todo o centro esportivo ou área pública, com eventuais serviços de reforma de edificações existentes em seu interior. Algumas dessas áreas se situam em quadras inteiramente ocupadas por equipamentos sociais. Nestes casos, é prevista a ampliação do projeto paisagístico e arquitetônico para além dos limites do equipamento, de modo a reconfigurar a quadra como uma praça única de equipamentos sociais integrados.

No caso do Território CEU São Pedro, o CEU será implantado no CEE Gerdy Gomes, situado à Rua Professora Lucila Cerqueira, 194, na Subprefeitura de Itaquera.

O Território CEU Novo Mundo será implantado em área pública municipal até recentemente ocupada pelo Serviço Funerário (antiga fábrica de caixões), situada Ernesto Augusto Lopes, nº 100.

A implantação de 20 novos CEUs está prevista na Meta 16 do Programa de Metas 2013-2016.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *