06/12/2022

Prefeitura entrega obras da Requalificação da Esquina Histórica de São Paulo

O objetivo do projeto foi resgatar o local como ponto de visitação e contribuir para o plano de recuperação da região central



A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, entregou nesta segunda-feira (05) a Requalificação da Esquina Histórica de São Paulo, o famoso cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade. As obras foram iniciadas em abril deste ano e, após oito meses de intervenção, a Esquina Histórica ganhou calçadas mais acessíveis e seguras aos pedestres, placas de identificação de ruas que remetem à São Paulo antiga, ordenamento da fiação aérea e subterrânea, recapeamento asfáltico, esculturas artísticas e restauro de postes históricos de iluminação.

O objetivo do projeto foi resgatar o local como ponto de visitação e contribuir para o plano da Prefeitura de recuperação da região central. As intervenções foram realizadas na Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e na região formada pelo encontro das Ruas Conselheiro Nébias e dos Timbiras e Avenida São João.

Por ser um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, as obras foram executadas em etapas para minimizar os transtornos aos pedestres, motoristas e comerciantes. As intervenções começaram pela reforma das calçadas. Todo o passeio público na área da requalificação recebeu piso de concreto para proporcionar caminhos mais seguros à população e faixa tátil em cumprimento às normas de acessibilidade. Em alguns trechos do novo calçamento foi impressa uma representação gráfica de edifícios da Esquina Histórica, reforçando a importância dessas edificações para a paisagem urbana do cartão postal da cidade.

(Foto: Edson Lopes Jr/ SECOM)

Os postes históricos de iluminação da esquina foram restaurados e tiveram suas lâmpadas substituídas por LED, mais modernas e sustentáveis. O trabalho de restauro será estendido aos demais postes do perímetro da requalificação após a inauguração.

No cruzamento mais famoso da cidade também foram instaladas placas de identificação das Avenidas Ipiranga e São João em modelo que remete à São Paulo antiga. O design das placas foi escolhido pelo então prefeito Bruno Covas em 2021 e elaborado exclusivamente para a obra.

Também foram desenvolvidas especialmente para a Esquina Histórica quatro esculturas em bronze pela artista plástica e escultora brasileira Christina Motta, autora de obras icônicas como as esculturas do músico Tom Jobim na orla de Ipanema e da atriz Brigitte Bardot, em Búzios, ambas no Rio de Janeiro. As criações paulistanas prestam homenagem a personalidades marcantes da história da São Paulo antiga. São eles: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais conhecidos como fotógrafo de lambe-lambe e jovem engraxate.

(Foto: Edson Lopes Jr/ SECOM)

As esculturas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET). Elas estão instaladas uma em cada esquina do cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João e prometem ser um novo local para selfies e fotos na cidade.

Por fim, para a área situada entre as Ruas Conselheiro Nébias e dos Timbiras e a Avenida São João, a Prefeitura transformou uma área pública subutilizada em uma praça para turistas e moradores da região. O entorno da esquina recebeu ainda asfalto novo, novas placas de sinalização de trânsito, repintura das faixas de pedestres e reordenamento da fiação aérea e subterrânea.

O Projeto Esquina Histórica integra o amplo plano da Prefeitura de recuperação da região central, que inclui ações como a requalificação de calçadões do Centro Histórico, a reforma do Vale do Anhangabaú e do Parque Dom Pedro II e o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas, entre outros.

A expectativa de todos esses projetos é promover transformações no centro de modo a atrair novos investimentos e moradores para a região.

O custo das obras de Requalificação da Esquina Histórica foi de R$ 4,9 milhões, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).

(Foto: Edson Lopes Jr/ SECOM)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *