08/04/2022

Prefeitura inicia obras de requalificação do entorno da esquina histórica formada pelas Avenidas Ipiranga e São João

Reforma de calçadas, restauração de postes históricos de iluminação, novas placas de identificação das ruas, ordenamento da fiação elétrica aérea e subterrânea, além do recapeamento asfáltico do trecho são intervenções previstas



A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, iniciou, neste mês de abril, as obras de requalificação e valorização do entorno do cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade. O Projeto Esquina Histórica prevê a reforma de calçadas, restauração dos postes históricos de iluminação, novas placas de identificação das ruas, ordenamento da fiação elétrica aérea e subterrânea, além do recapeamento asfáltico do trecho, entre outras ações. A região também ganhará uma praça. O objetivo é resgatar o local como ponto de visitação e contribuir para o plano de requalificação da região central. 

A preparação para a obra, iniciada agora em abril, começou em fevereiro deste ano. Foram desenvolvidos estudos de topografia, projetos básico e executivo e plano de ação. O custo da obra está estimado em R$ 4,9 milhões e é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). A expectativa de conclusão é de 180 dias, podendo se estender conforme necessidade de acomodar o fluxo de pessoas de umas das esquinas mais movimentadas da cidade. 

As intervenções serão realizadas na Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e na região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias e dos Timbiras e Avenida São João. 

As obras serão executadas em etapas. Elas se iniciaram nas calçadas da Avenida Ipiranga, no trecho entre as Avenidas Rio Branco e Rua do Boticário. Para esse e demais passeios públicos da área de intervenção, o Município implantará piso de concreto para proporcionar caminhos mais seguros à população. Esta ação levará em consideração a acessibilidade e o patrimônio histórico. Todas as guias de granito que tiverem condições materiais e que remetem a uma São Paulo antiga serão preservadas. Nas esquinas, elas serão rebaixadas ou substituídas para ampliar a acessibilidade a qualquer cidadão. 

Também são previstas a restauração dos postes históricos de iluminação, a instalação de novas placas de identificação das ruas, o ordenamento da fiação elétrica aérea e subterrânea, além do recapeamento asfáltico do trecho

O ponto alto do projeto propõe ainda para o local a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da história da São Paulo antiga. São eles: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais conhecidos como fotógrafo de lambe-lambe e jovem engraxate, ícones da dinâmica urbana histórica de São Paulo. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET). 

Para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, será implantada uma praça. A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e plantio de novas árvores também serão executados. 

 

FOTOS EM ALTA QUALIDADE




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *