03/01/2023

Prefeitura publica mapas digitais do plano urbanístico para o centro no Portal GeoSampa

População poderá consultar e baixar sete mapas referentes à AIU do Setor Central; confira o perímetro do Plano, áreas verdes propostas e melhoramentos viários



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), disponibiliza agora, no Portal GeoSampa, mapas digitais da Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central. Clique para acessar o Portal.

Instituída através da Lei 17.844/2022, a AIU do Setor Central incentiva a habitação para famílias de baixa renda para transformar o centro. Acompanhado de obras de infraestrutura e melhorias na rede de equipamentos públicos, esse plano urbanístico busca resgatar a região como indutor de investimentos para a cidade. A AIU do Setor Central se insere num amplo plano do Munícipio para a recuperação do centro.

Quem acessar o GeoSampa poderá consultar, diretamente no mapa digital, diversas camadas que fazem referência aos mapas integrantes da AIU do Setor Central. São elas: Perímetros AIU e Quadras do perímetro de adesão e perímetro expandido (mapa 2 da lei); Compartimentos ambientais e Áreas verdes (mapa 4 da lei); Plano de melhoramentos viários (mapa 6 da lei); Perímetros Especiais (mapa 8 da lei) e Área de recepção da Transferência do Potencial Construtivo (mapa 9 da lei).

Importante destacar que todas as plantas de melhoramento viário também estão disponíveis para download.

As camadas relativas aos demais mapas da lei (mapa 3 – Parâmetros urbanísticos, mapa 5 – Assentamentos precários e ZEIS e mapa 7 – Programa de Intervenções) estão sendo elaboradas pela Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) da SMUL e serão disponibilizadas numa segunda etapa.

Com esta novidade, a consulta à legislação urbana no Portal GeoSampa fica ainda mais completa. Isso porque já era possível visualizar, neste tema, informações sobre o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento, Planos Regionais, Operações Urbanas, Programa Requalifica Centro, entre outras legislações.

 

Como acessar?

Para conferir a novidade, aplique o “zoom mais” no mapa, clique na camada “Legislação Urbana”, em seguida “AIU Setor Central” e habilite o mapa desejado.

Os mapas também podem ser baixados. Para fazer o download, clique no ícone “Download de Arquivos”, escolha o tema “Legislação Urbana”, a camada “AIU Setor Central”, o formato de arquivo e a camada de interesse.

 

Portal GeoSampa

O Geosampa é um portal coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE). Ele reúne dados georreferenciados sobre 376 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques.

Clique aqui para acessar o GeoSampa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *