1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Requalificação do Largo São...
 

11/08/2026

Requalificação do Largo São Francisco avança com acordo entre Prefeitura e instituições da USP

Cooperação viabiliza estudos e projetos executivos com foco na qualificação do espaço público, patrimônio histórico e mobilidade



No dia em que se celebram os 199 anos da criação dos primeiros cursos de Direito do Brasil, marco que deu origem à tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Urbanismo, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), assina acordo de cooperação com o consórcio formado pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP e pela Fundação Arcadas para o desenvolvimento de estudos e projetos de requalificação do Largo São Francisco e de seu entorno. Sem transferência de recursos públicos, a iniciativa viabilizará a elaboração de soluções para ampliar a segurança, a acessibilidade e a permanência de pessoas, fortalecer a identidade histórica do Largo São Francisco e qualificar um dos principais espaços públicos do Centro de São Paulo. 

O projeto prevê a elaboração de soluções para ampliar e qualificar os espaços destinados aos pedestres, melhorar as travessias, garantir acessibilidade universal, reorganizar a circulação viária e criar novas áreas de permanência e convivência. Também serão desenvolvidas propostas de paisagismo, arborização, drenagem sustentável, iluminação, pavimentação, mobiliário urbano e valorização do patrimônio histórico e cultural da região.  

As intervenções considerarão ainda as conexões do Largo com a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú, a Praça da Bandeira, o Terminal Bandeira e as estações Sé e Anhangabaú do Metrô, tratando a área como parte de um sistema integrado de espaços públicos e deslocamentos no Centro. O perímetro do projeto abrange o Largo São Francisco e trechos das ruas José Bonifácio, São Francisco, do Ouvidor, Benjamin Constant, Senador Feijó, Cristóvão Colombo e Riachuelo, além de trecho da Avenida Brigadeiro Luís Antônio.  

A parceria tem origem na Manifestação de Interesse Social apresentada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito (AAA-FDUSP), que propuseram à Prefeitura a requalificação do Largo São Francisco. Na sequência, após a realização de consulta pública e audiência pública, foi promovido chamamento público para seleção da parceria, conforme as regras do edital, culminando na escolha do consórcio responsável pela elaboração dos estudos e projetos.  

A iniciativa não envolve transferência de recursos financeiros entre a Prefeitura e as organizações parceiras. O consórcio será responsável pela mobilização dos recursos necessários ao desenvolvimento dos estudos e projetos.  

O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de 180 dias, contados a partir da emissão da ordem de início pela São Paulo Urbanismo, que deverá ocorrer em até 30 dias após a assinatura do acordo. As entregas serão realizadas por etapas e passarão por acompanhamento, avaliação e aprovação técnica da empresa municipal. Ao final, a Prefeitura poderá utilizar os estudos e projetos como base para a futura contratação e execução das obras de requalificação.  

As propostas deverão respeitar a importância histórica e simbólica do Largo São Francisco, um dos núcleos mais antigos da formação urbana paulistana. O local reúne bens protegidos nas esferas municipal, estadual e federal, além de instituições de grande relevância, como a Faculdade de Direito da USP e as igrejas que integram o conjunto franciscano.  

 O que prevê o acordo

A São Paulo Urbanismo será responsável pelo acompanhamento e pela fiscalização das etapas, pela avaliação dos produtos entregues e pela validação das diretrizes urbanísticas. A Secretaria Municipal das Subprefeituras atuará no apoio técnico e institucional, especialmente em temas relacionados à conservação, limpeza, mobiliário urbano e dinâmica de funcionamento do território.  

O consórcio ficará responsável pela execução dos estudos e projetos, pela contratação e coordenação das equipes técnicas e pela apresentação dos relatórios de acompanhamento e de conclusão.  

Ao final, os diagnósticos, levantamentos, mapas, plantas, memoriais e projetos produzidos passarão a integrar o acervo técnico da São Paulo Urbanismo e poderão ser utilizados pelo Município como base para a futura execução das obras.  

Participação da população

A assinatura do acordo marca uma nova etapa de um projeto construído de forma participativa pela Prefeitura. Entre 17 de dezembro de 2025 e 14 de janeiro de 2026, foi realizada uma consulta pública on-line na plataforma Participe+, que reuniu mais de 2 mil contribuições apresentadas por moradores, trabalhadores, estudantes, frequentadores da região e instituições.  

Em fevereiro deste ano, foi realizada audiência pública na Faculdade de Direito da USP para apresentar os resultados da consulta e colher novas contribuições da sociedade. As manifestações recebidas ao longo das duas etapas subsidiaram a consolidação das diretrizes que orientarão o desenvolvimento do projeto de requalificação.  

Um largo que acompanha a história paulistana  

O Largo São Francisco é um dos espaços mais antigos e representativos do Centro Histórico de São Paulo. Situado em um dos vértices do chamado Triângulo Histórico, formou-se ao redor do conjunto religioso franciscano, composto pelo convento e pelas igrejas de São Francisco de Assis e das Chagas do Seráfico Pai São Francisco.  

No início do século XIX, a abertura do antigo quintal dos frades ajudou a transformar a área em um espaço público integrado à rotina paulistana. Pouco depois, em 1827, a criação do curso jurídico de São Paulo — um dos dois primeiros do Brasil e origem da atual Faculdade de Direito da USP — conferiu ao largo projeção nacional.  

Desde então, o Largo São Francisco tornou-se um importante centro da vida intelectual, política e cultural brasileira. Suas salas e arcadas formaram juristas, escritores, governantes e lideranças que participaram de momentos decisivos da história do país. O espaço também foi palco de manifestações estudantis, movimentos cívicos e debates em defesa da democracia.  

Com o crescimento de São Paulo, o Largo acompanhou diferentes etapas da transformação urbana do Centro, como a chegada dos bondes, a pavimentação das vias e a expansão do tráfego de veículos. Reunindo patrimônio religioso, memória acadêmica e vida pública, permanece como um dos lugares mais simbólicos da cidade e como testemunho das mudanças vividas por São Paulo ao longo dos séculos.

Imagens do projeto referencial – São Paulo Urbanismo