27/06/2013

Revisão recebe o segmento de empresários

Veja o que aconteceu na reunião de ontem (26); Acompanhe a agenda e participe das oficinas de levantamento de propostas



Na noite de ontem (26), a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realizou reunião com o segmento dos empresários, como parte do processo de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE).

Fernando de Mello Franco, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, abriu os trabalhos na mesa levantando a questão da estruturação da cidade e da importância de se pensar em territórios estratégicos, além da atuação nos eixos de mobilidade. Falou também da otimização de investimentos, para maior adensamento e aproveitamento do solo. “Queremos pensar políticas que revertam a vasta desigualdade”, afirmou Mello Franco.

Kazuo Nakano, diretor do Departamento de Urbanismo – SMDU, fez apresentação dos objetivos gerais da revisão do PDE, reafirmando que era um espaço para dialogar e ouvir as questões pautadas pelo segmento para auxiliar na formulação do novo PDE.

Eduardo Della Manna, diretor de legislação Urbana do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi/SP) fez sua fala destacando a percepção inicial do setor em relação ao processo de revisão do PDE e a produção imobiliária nos últimos anos. Della Manna destacou fatores que possibilitaram o crescimento do mercado na ultima década, levantando no debate a dificuldade da produção imobiliária não por falta de demanda e crédito, e sim pela escassez de terra.

Esta foi uma das pautas mais discutidas da noite de ontem – a dificuldade do acesso à terra. Além de ter sido pautada a incompatibilidade entre plano diretor e leis de zoneamento para possibilitar novas formas de construção na cidade e os parâmetros urbanísticos que impedem novas criações; Um dos conceitos tratados foi a vivência da cidade, principalmente a relação dos edifícios com os espaços públicos.

Entre os presentes, representantes de organizações e empresas do setor imobiliário, representantes da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e da Associação de Centros de Negócios e Escritórios Virtuais, além de ativistas e interessados em geral.

Acompanhe a nossa agenda e participe das oficinas públicas de levantamento de propostas, que fazem parte da segunda etapa revisão do PDE.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *