24/04/2019

Ruídos urbanos no entorno do Minhocão podem ser reduzidos pela metade com a implantação do Parque

Iniciativa faz parte do Mapa de Ruído da Operação Urbana Centro, lançado hoje (24), na data em que se comemora o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído



Estudo da Associação Brasileira Para a Qualidade Acústica (Pro Acústica), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDU), divulgado nesta quarta-feira, 24, mostra que o ruído urbano nos edifícios próximos ao trecho que vai receber o Parque Minhocão pode ser reduzido pela metade sem a presença de veículos.

Com o viaduto atualmente em operação, os níveis sonoros nos empreendimentos estão entre 69 e 76 decibéis. Ao ser interditado ao tráfego – apenas com o fluxo existente na Rua Amaral Gurgel – estima-se que os índices ficarão entre 59 e 70 decibéis.

A iniciativa faz parte do Mapa de Ruído da Operação Urbana Centro, que compreende, entre outros locais, o trecho do Minhocão entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche, que abrigará o futuro Parque Minhocão. O Mapa é lançado na data em que se comemora o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído.

A data foi criada em 1996 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o ruído urbano, fruto do crescimento urbano desordenado e considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o segundo maior agente poluidor de qualquer cidade. Além do desconforto e estresse, estudos revelam que a exposição ao ruído pode causar e/ou potencializar doenças como infarto, diabetes e pressão alta ao longo do tempo.

Motor de carro, buzina de moto e freio de ônibus são algumas das vibrações indesejadas que atingem, sobretudo, os centros urbanos, afetados pelo intenso tráfego. A situação não é diferente no Minhocão, onde mais de 60 mil pessoas são expostas de forma contínua a todos os tipos de sons.

Para gerenciar esse ruído e propor políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, é preciso antes fazer um diagnóstico. Por esse motivo, o Município está elaborando Mapas de Ruído. A sua regulamentação está em fase final e será publicada nos próximos meses.

A construção do mapa foi instituída como obrigatória em 2016 pela Lei 16.499 do Município. O decreto regulamentador, em produção, prevê a criação de um grupo de gestor, com a participação das Secretarias de Mobilidade e Transportes; Verde e Meio Ambiente; Inovação e Subprefeituras, para definir as áreas prioritárias para início da primeira fase do Mapa de Ruídos. A Prefeitura tem o prazo de até sete anos para concluir o mapa, que será elaborado por região.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *