26/10/2022

São Paulo apresenta iniciativas de Urbanismo Social para Buenos Aires

Engenheiros da Prefeitura de Buenos Aires visitaram a capital paulista para conhecer os projetos locais de mobilidade



Entre os dias 20 e 21 de outubro, o município de São Paulo recebeu representantes da Prefeitura de Buenos Aires para uma troca de experiências entre as cidades sobre Urbanismo Social e de Mobilidade Urbana na Primeira Infância. A iniciativa foi articulada pelo World Resources Institute (WRI) e contou com o apoio da Vital Strategies, do Galpão ZL e da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico (SEPE) e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

O bairro Jardim Lapena, na zona leste da cidade, foi o cenário do primeiro dia de atividades. A localidade é um dos territórios da cidade que receberão as intervenções urbanas do Projeto de Urbanismo Social, estabelecido no Programa de Metas do Município.

Dessa maneira, a comitiva argentina visitou o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Lapena I e conheceu as estruturas do entorno da unidade escolar como ruas, habitações e comércio local. A ideia é levar para Buenos Aires as experiências e os projetos de Urbanismo Social que a Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo nesses territórios.

Apesar das diferenças urbanas, a engenheira civil da Secretaria de Transporte e Obras Públicas de Buenos Aires, Daiana Zafran, observou que há muitas similaridades entre os bairros das duas metrópoles.

 

SMUL e SEPE visitam o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Lapena I 

 

“Foi muito exitosa a experiência de conectar essas duas cidades tão grandes e complexas. Essa visita serviu para encontrarmos muitos pontos em comum entre ambas. Acredito que será o primeiro encontro de muitos”, comenta Zafran.

O segundo dia de atividades foi marcado por um momento de diálogo entre as cidades, que apresentaram seus programas relacionados ao urbanismo social e a mobilidade urbana no entorno de escolas públicas.

 

Técnicos da Prefeitura conhecem projeto de ampliação do CEI Jardim Lapena I

 

Para a arquiteta e assessora de gestão estratégica da SMUL, Gabriela Medeiros, esses momentos de trocas são fundamentais para conhecer as políticas públicas de outros países.

“A Prefeitura de Buenos Aires desenvolve projetos de segurança viária com foco na mobilidade ativa há muitos anos e nós estamos implementando projetos semelhantes no âmbito do Programa de Urbanismo Social. Momentos de trocas como esse permitem conhecer as estratégias adotadas em outros lugares do mundo e adaptá-las à realidade brasileira, sempre lembrando que os desafios de São Paulo são únicos devido a sua dimensão e diversidade cultural e urbana”, pontua.

Segundo Débora Paim, analista de políticas públicas e gestão governamental na Secretaria de Governo, “durante a visita da equipe de Buenos Aires, também pudemos trocar experiências sobre a governança desse tipo de projeto nas duas cidades e como os diferentes órgãos da prefeitura trabalham juntos para atender as demandas das populações desses territórios de forma integrada, melhorando a experiência da cidade, principalmente para crianças na primeira infância e suas famílias”.

Também participaram do segundo dia do encontro representantes da São Paulo Urbanismo; da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito; e da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

 

Técnicos da Prefeitura visitam áreas que receberão o projeto de Urbanismo Social




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *