27/09/2019

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e SP-Urbanismo participam de evento para discutir o Parque Minhocão

Como a forma de comunicar influencia a política pública proposta? Essa foi a pergunta que norteou o encontro desta semana realizado pela ABERJE, que contou com a presença de instituições de diferentes ramos



Nesta quarta-feira  (25), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SP Urbanismo, empresa pública vinculada à Pasta, participaram de um evento para discutir ações de comunicação relacionadas ao Parque Minhocão. O encontro foi promovido pela ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e reuniu no terraço do Edifício Martinelli entidades de diversos segmentos, como universidades, seguradoras, construtoras e lojas de varejo e relacionadas, sobretudo, à comunicação e transporte.

O objetivo do evento “Lab de Comunicação para Mobilidade” foi debater o fechamento do Elevado para o trânsito de veículos automotores e a readequação de sua função no município, seguindo a tendência de redução de vias de trânsito nas grandes cidades do mundo. Intermediado por Leão Serva, curador do Lab, a discussão teve como palestrantes o atual Secretário da SMDU, Fernando Chucre, e o presidente da SP-Urbanismo, José Armênio.

Chucre abordou o Parque Minhocão como sendo um dos 34 projetos estratégicos que buscam renovar os espaços voltados aos pedestres na região central. Entre eles, estão a reforma das calçadas e calçadões, requalificação de edifícios e terrenos abandonados ou subutilizados, a viabilização do Parque Augusta, a revitalização do Vale do Anhangabaú, Largo do Arouche e Praça Roosevelt, e a concessão da cobertura do Martinelli à iniciativa privada, com programa de curadoria, loja e restaurante.

“Neste século XXI é necessário pensar a cidade para as pessoas, criando espaços integrados onde elas possam interagir com cultura, lazer e esportes”, afirmou Chucre.

Minhocão sofreu transformações ao longo dos séculos

 

As ações adotadas pelo Município para a requalificação do Centro seguem as diretrizes do Plano Diretor (PDE), amplamente debatido em 2014, responsável pelo planejamento urbano da cidade até 2029. Todas essas propostas estão inseridas no perímetro do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central, amplo plano urbanístico que tem como principal objetivo atrair até 220 mil novos moradores para a região. A proposta, que prevê a necessidade de integração e qualificação do território, encontra-se na sua fase final e será discutida mais uma vez junto à população.

O presidente da SP-Urbanismo, José Armênio, mostrou diversos elevados ao redor do mundo, como em Seul, Nova Iorque e Toronto – semelhantes ao Minhocão -, que foram requalificados. Armênio destacou a importância do diálogo para construção de qualquer projeto na cidade e, especificamente sobre a proposta do Município, comentou se tratar de uma “oportunidade para discutir um projeto que valorize o pedestre e consolide uma nova área de lazer para a cidade”.

Confira aqui a apresentação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano

Confira aqui a apresentação da São Paulo Urbanismo

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *