18/06/2019

Segunda audiência pública debate a última etapa do PIU Arco Pinheiros

Primeira audiência aconteceu na região da Vila Leopoldina e a segunda, no Jaguaré. A proposta tem o objetivo de atrair 81 mil moradores para o entorno de ambos os bairros, na zona oeste da cidade



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo, realizou nesta segunda-feira, 17, a segunda audiência pública para debater a última etapa do processo participativo do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Pinheiros. A reunião aconteceu no Investe SP, na Escola Politécnica, 82 – Jaguaré, a partir das 18h30. Participaram cerca de 90 pessoas, entre moradores, comerciantes, representantes de associações e entidades. O PIU Arco Pinheiros encontra-se na terceira fase de participação social, onde é apresentado a Minuta do Projeto de Lei. No último dia 13 de junho, aconteceu a primeira audiência pública para tratar do mesmo projeto na região da Vila Leopoldina, o evento contou com a participação de 95 pessoas.

Durante o encontro foi apresentado o projeto final para a área e seu Projeto de Lei, que propõe melhorias em mobilidade urbana, novos equipamentos de saúde e assistência social, destinação de recursos para habitação de interesse social e ruas arborizadas. O objetivo é conectar e qualificar os bairros, atrair mais de 81 mil novos moradores e criar um novo polo de inovação. Após a apresentação, os participantes tiveram oportunidade de contribuir com dúvidas, sugestões ou críticas ao projeto.

O processo participativo do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Arco Pinheiros está dividido em três etapas: apresentação do diagnóstico e do programa, que ocorreu durante outubro de 2018 a abril de 2019; desenvolvimento do projeto, que aconteceu entre abril a junho de 2019 e consolidação do projeto final, que está em fase de discussão neste momento.

 

Sobre o projeto

O Arco Pinheiros é definido pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) como local estratégico eixos que articulam polos e municípios da Região Metropolitana de São Paulo, como as rodovias Presidente Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes.  Além disso, contempla em seu território regiões que passam por intensos processos de mudança dos padrões de uso e ocupação do solo, como a CEAGESP, para a qual já há estudos de transferência de suas atividades para outros locais.

O território do Arco Pinheiros também é marcado pela presença da Cidade Universitária, implantada por volta dos anos 1940, que está localizada no meio de uma grande área verde, isolada da cidade e, portanto, de difícil acesso; pelo parque Tecnológico do Jaguaré, cuja antiga ocupação industrial já não apresenta o mesmo grau de intensidade de outros tempos e onde se verifica a presença de áreas ociosas; e a Zona Predominantemente Industrial (ZPI) do Jaguaré, onde se concentram indústrias em plena atividade, que garantem diversos empregos.

Confira todo o processo participativo

Devolutiva da 2ª consulta pública

Perímetro do PIU Arco Pinheiros (KML)

Confira as fotos da audiência: 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *