06/09/2013

Segunda Audiência Pública traz na pauta sistemas urbanos e gestão democrática

Temas como cota de solidariedade, arrecadação de bens abandonados, concessão urbanística e equipamentos ganharam destaque e posicionamentos distintos entre positivos ou com ressalvas.



Aconteceu nesta quinta-feira, no auditório da Uninove – Barra Funda, a segunda Audiência Pública da revisão participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE). O encontro, que fez parte da 4ª etapa do processo, teve início às 19h, com uma breve apresentação, feita pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, sobre a proposta da minuta do Projeto de Lei, que deverá ser entregue à Câmara ainda este mês.

Em seu discurso, o secretário se concentrou nos títulos três, quatro e cinco do texto proposto, com foco principal na gestão democrática e participação. Após a apresentação, seguindo a dinâmica proposta inicialmente, foi aberto espaço para que o público presente pudesse assumir a plenária e se posicionar com relação aos temas, explanando suas opiniões, críticas e sugestões, em falas que variaram entre três e cinco minutos. Foram realizados blocos formados por um total de cinco explanações cada, seguidos do retorno da mesa.

Temas como a cota de solidariedade, arrecadação de bens abandonados, concessão urbanística e equipamentos ganharam pauta e posicionamentos distintos, entre positivos ou com ressalvas.

O processo de revisão do PDE tem contado com significativa avaliação popular e amplo diálogo. A 4ª e última etapa da revisão do Plano pelo Executivo está na reta final e passará por uma fase de sistematização das contribuições recebidas durante as atividades devolutivas, antes da consolidação do texto final. Mesmo com a conclusão dos encontros físicos, ainda hoje é possível contribuir pela internet na plataforma Minuta Participativa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *