05/09/2022

SMUL foi responsável pela análise e aprovação da reforma do Museu do Ipiranga

A reinauguração do museu acontecerá em 07 de setembro; o projeto da reforma passou pela avaliação da Coordenadoria de Edificação de Serviços e Uso Institucional (SERVIN)



Um dos primeiros passos para a restauração do Museu do Ipiranga que será entregue à população nesta semana foi dado pela Prefeitura de São Paulo. A análise do projeto de reforma para modernização da edificação histórica e a emissão de alvará deu-se pela equipe de SERVIN da então Secretaria Municipal de Licenciamento, atual Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Foram quatro meses de análises e reuniões envolvendo diversos órgãos governamentais do Estado e da Prefeitura para que, em 2 de agosto de 2019, a autorização pudesse ser emitida para a reforma. O projeto aprovado abrange uma área de mais de 16.000 m² e permitiu a implementação de novidades como escadas rolantes, um mirante e um novo espaço de visitação no subsolo com vista para o famoso espelho d’água do museu. A equipe da Secretaria também analisou uma reorganização dos ambientes do prédio, que incluiu melhorias e modernização das instalações, além da restauração no âmbito dos órgãos de preservação (CONPRESP, CONDEPHAAT E IPHAN).

Três anos após essa contribuição da Prefeitura, o Museu do Ipiranga será reinaugurado nesta semana durante as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil. O prédio tem mais de 120 anos. Ele foi construído em 1895, sendo projeto do arquiteto e engenheiro italiano, Tommaso Gaudenzio Bezzi, e inaugurado como Museu de História Natural e marco representativo da Independência e da história do país. Hoje, é o museu mais antigo da cidade. Em 2013, o prédio fechou as portas ao público para ser restaurado.

A gestão do Projeto Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).

“Nós ficamos muito orgulhosos em fazer parte disso. Tivemos acesso antecipado a todos os projetos da reforma do museu e fomos responsáveis pela sua aprovação, dando início a uma nova era para o Museu do Ipiranga. Foi um processo que teve a participação de todos”, comentou Katleen Mayumi Minoda, Diretora de Divisão Técnica da Coordenadoria de Edificação de Serviços e Uso Institucional (SERVIN).

Entre os dias 04 e 11 de setembro, haverá uma programação especial na cidade para celebrar os 200 anos da Independência. No Museu do Ipiranga haverá show de projeções em sua fachada, apresentações de grupos musicais e de dança.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *