05/04/2018

SMUL publica Informe Urbano sobre áreas de risco geológico no município

Estudo demonstra predominante irregularidade da ocupação do território por assentamentos precários e em locais impróprios para moradias, evidenciando forte contraste com as demais áreas da cidade



A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), publica mais um Informe Urbano, desta vez sobre as áreas de risco no município.

Conforme mapeamento de áreas de risco em encostas e beira de córregos realizado em 2010 pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a cidade apresenta uma área de aproximadamente 14,6 km² em situação de risco geológico – cerca de 0,96% dos 1521 km² de seu território.

O estudo da SMUL traça um quadro das principais características urbanísticas encontradas nas áreas de risco identificadas, as comparando com os dados do entorno dos domicílios contidos no Censo Demográfico 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As análises demonstram a majoritária irregularidade da ocupação do território por assentamentos precários e em locais impróprios para moradias, evidenciando forte contraste com as demais áreas do município, seja no modo de parcelamento e ocupação do solo ou no padrão socioeconômico de seus moradores, o que mostra a negligência na distribuição de adequada infraestrutura no território paulistano.

Os Informes Urbanos, geralmente de periodicidade longas, configuram series históricas que são fontes respeitáveis de tomadas de decisão. Confira o novo estudo aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *