Planos de Saneamento e de Resíduos Sólidos
Conheça os planos que vão orientar o saneamento em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo o Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Ambos os planos contam com o apoio da ONU-Habitat, por meio de seu Escritório Regional para a América Latina e o Caribe.
O novo Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) de São Paulo será o principal instrumento de planejamento estratégico e de gestão integrada dos serviços de saneamento básico no Município. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e o Comitê Municipal de Segurança Hídrica (CMSH) estão à frente dessa iniciativa. Nesta página você poderá obter mais informações sobre o plano.
Por outro lado, o novo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS irá estabelecer objetivos para a gestão de resíduos sólidos na cidade, contemplando todos os atores envolvidos nesse processo, como produtores de mercadorias, comerciantes, distribuidores, importadores, prestadores de serviço público ou privado e consumidores. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Comitê Intersecretarial da Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS) conduzem a ação. Acesse o site da SVMA para saber mais.
Os planos representam um passo estratégico para que São Paulo avance rumo a um modelo de desenvolvimento urbano sustentável, justo e preparado para os desafios climáticos e sociais do presente e do futuro.
Entenda
O saneamento básico é um elemento essencial para a garantia da saúde pública, da qualidade de vida e da preservação ambiental. Reconhecido como um direito humano fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU), conforme a Resolução 64/292 de 2010, o saneamento é também uma estratégia fundamental para promover cidades mais sustentáveis, resilientes e justas.
Em São Paulo, a Prefeitura regulamentou a Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas conforme a Lei Municipal nº 17.104/2019. Dentre suas diretrizes, está previsto a integração e o alinhamento das políticas e demais ações, bem como o uso sustentável e equitativo dos recursos hídricos, especialmente frente aos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas, como secas, enchentes e eventos extremos.
Nesse contexto, a Prefeitura está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Ambos os planos estão sendo desenvolvidos conforme o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007, atualizado pela Lei nº 14.026/2020) e contemplam os seguintes componentes:
A elaboração é pertinente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) no Município, considerando os planos setoriais como instrumentos capazes de definirem princípios, objetivos, diretrizes e ações necessárias para uma São Paulo mais resiliente e sustentável. Além disso, a integração entre os planos reforça a articulação entre políticas públicas e fortalece a governança ambiental e urbana do município, alinhando-se às diretrizes da Agenda 2030 e aos princípios da Nova Agenda Urbana (NAU).
Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI)
O novo Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) de São Paulo, em fase de elaboração, será o principal instrumento de planejamento estratégico e de gestão integrada dos serviços de saneamento básico no Município.
Seu objetivo central é promover a universalização do acesso e a qualificação contínua dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. O plano também busca garantir a equidade no atendimento à população, com atenção especial aos territórios em situação de vulnerabilidade socioambiental.
O PMSAI está fundamentado na Política Nacional de Saneamento Básico, instituída pela Lei Federal nº 11.445/2007 e regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.217/2010, que estabelece os princípios para a prestação adequada, regular e sustentável desses serviços. Além disso, o Plano está em consonância com o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que reconhece o saneamento básico como componente essencial do direito à cidade.
Etapas do Plano
O novo Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) do Município de São Paulo está sendo desenvolvido de forma participativa, com acompanhamento do Comitê Municipal de Segurança Hídrica (CMSH). O processo segue diretrizes que garantem a coerência técnica e o compromisso com uma gestão democrática e inclusiva.
Para isso, a elaboração do PMSAI contempla as seguintes etapas:
Processo Participativo
A participação social é um dos pilares fundamentais para a elaboração e implementação eficaz do Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).
Por meio de processos participativos, serão incorporadas diferentes perspectivas, fortalecendo a transparência e garantindo que as decisões reflitam a diversidade social, cultural e territorial do Município.
A participação ativa dos cidadãos, bem como de grupos como cooperativas de catadores, instituições da sociedade civil e representantes do setor privado, contribui não apenas para conferir maior legitimidade e aderência aos planos, mas também para construir uma gestão mais democrática, inclusiva e sustentável.
Confira abaixo as formas de processo participativo do PMSAI e do PGIRS.
Seminário Avanços e desafios no saneamento ambiental e gestão de resíduos
Dia 30 de outubro, a partir das 9h
Edifício Martinelli. R. São Bento, 405, Centro Histórico
Vídeos:
Período da manhã: https://www.youtube.com/watch?v=kiuhxYrABXo
Período da tarde: https://www.youtube.com/watch?v=Ms8cEad-M44
A Prefeitura de São Paulo, com o apoio do ONU-Habitat, promoveu no dia 30 de outubro de 2025 o Seminário Avanços e Desafios no Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos, que discutiu os principais desafios identificados nas áreas de saneamento e gestão de resíduos. O evento também apontou caminhos para a próxima etapa de desenvolvimento do PMSAI e do PGIRS: o desenvolvimento do prognóstico.
O evento, que ocorreu no Edifício Martinelli, integrou a programação do Circuito Urbano 2025, iniciativa promovida pelo ONU-Habitat que reuniu, ao longo de outubro, atividades voltadas à troca de experiências e boas práticas para o desenvolvimento das cidades, sob o tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis.”
A programação do seminário contou com apresentações técnicas dos diagnósticos do PMSAI e PGIRS e painéis de debate com especialistas, gestores públicos, acadêmicos e membros da sociedade civil.
Seminário Avanços e desafios no saneamento ambiental e gestão de resíduos
Programação – 30/10, 9h-17h30
| Horários | Atividade | Painelistas | |
| 9h - 9h30 | Credenciamento e café | ||
|
9h30 - 10h |
Abertura institucional |
Prefeitura do Município de São Paulo / ONU-Habitat | |
|
10h - 11h30 |
Painel 1 Moderação: |
Elisabete França Lucas Daniel Ferreira Luis Eduardo Grissoto | |
|
11h30-13h |
Painel 2 Moderação: |
Tomaz Gregori Kipnis Meunim Rodrigues Oliveira Jr Maria Teresa Diniz | |
| 14h - 14h30 | Credenciamento/Café | ||
| 14h30 - 16h |
Painel 3 Moderação: Rodolfo Maiche, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente
|
Luiz Gustavo Gallo Vilela Mauro Haddad Osmário Ferreira | |
|
16h - 17h30 |
Painel 4 Moderação: |
Telines Basilio (Carioca) Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Antônio Januzzi, Diretor Técnico | |
Seminário Planos Municipais de Saneamento Ambiental Integrado e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) realizou no UMAPAZ, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2025, o seminário sobre os Planos Municipais de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).
A programação incluiu, além de convidados especialistas sobre os temas, debates sobre questões fundamentais para a cidade, como os desafios da universalização do saneamento básico e da segurança hídrica; a integração dos quatro componentes do saneamento (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos); a agenda de soluções baseadas na natureza (SbN); e as inovações tecnológicas para a gestão eficiente de resíduos sólidos, dentre outros tópicos.
Confira a íntegra da exibição do seminário nestes links: Vídeo 1 e Vídeo 2.

Seminário Planos Municipais 2025. Foto de Daniel Reis da SVMA
Confira o roteiro realizado:
| Dia 19/02 - Horários | Mesa/evento | Mesas (Plano A) | |
| 9h | Recepção | ||
|
9h30 - 10h30 |
Abertura |
Rayne Ferretti Moraes — Onu-Habitat José Renato Nalini — Seclima Clodoaldo Pelissioni — Seplan Osmário Ferreira da Silva — Selimp João Manoel da Costa Neto — SP Regula Thomaz Toledo — Cetesb Rodrigo Ashiuchi — SVMA | |
|
10h30 - 12h |
Os desafios do saneamentobásico e da segurança hídricafrente às mudanças climáticas |
Marco Antonio Palermo — SP Urbanismo | |
| 12h - 14h | Intervalo | ||
|
14h - 16h |
Como a integralidade e intersetorialidadedo saneamento podem fortalecer a resiliência em direção à segurança hídrica |
Elcires Pimenta — Fundação Escola de Sociologia e Política de São PauloMarussia Whately — Instituto Água e Saneamento (Ias) Stela Goldenstein — Consultora | |
| 16h - 16h30 | Intervalo | ||
|
16h30 - 18h30 |
Desafios de governança, territorialidade e inclusão social na construção de planos transformadores de saneamento básico |
Francisca Adalgisa — Sabesp Gabriela Chabbouh — SVMA/UMAPAZ Estela Alves — UFABC | |
| Dia 20/02 - Horários | Mesa/evento | Mesas (Plano A) | |
| 8h30 | Recepção | ||
|
9h - 10h30 |
Abastecimento de água: desafios, potencialidades e inovação |
Monica Porto — Poli/USP Carlos José Teixeira Berenhauser — ABES Karla Bertocco — SABESP | |
|
10h30 - 12h |
Esgotamento sanitário: desafios, potencialidades e inovação |
Adriano Tonetti — Unicamp Jonathan Espíndola — Cirra/Ircwr/USP Samanta Souza — Sabesp | |
| 12h - 14h | Intervalo | ||
|
14h - 15h30 |
Novos repertórios para a gestão e sistemas de manejo de água pluvial |
Luciana Travassos — UFABC Pedro Algodoal — FCTH Melissa Graciosa — UFABC | |
| 15h30 - 16h | Intervalo | ||
|
16h - 18h |
Resíduos sólidos: desafios, potencialidades e inovação |
Fabrício Soler — Fiesp Mariana Maia — Seas RJ Dione Manetti — Instituto Pragma João Manoel da Costa Neto — SP Regula | |
| 18h | Encerramento | ||
Oficinas
Os debates sobre o PMSAI foram integrados às 32 oficinas participativas dos Planos de Ação das Subprefeituras, que aconteceram de segunda a quinta-feira, entre os meses de julho, agosto e setembro, sempre às 19h. Ao todo, 1.252 pessoas participaram das atividades, nas quais foram colhidas mais de 300 propostas relacionadas ao saneamento. As discussões sobre o PMSAI contaram com o apoio técnico do ONU-Habitat.
Confira abaixo a relação de datas, locais e imagens.
![]() | |||
| 28/07 - 19h Jaçanã/Tremembé CEU Jaçanã | 29/07 - 19h M'Boi Mirim Subprefeitura de M’Boi Mirim | 30/07 - 19h Guaianases Subprefeitura de Guaianases | 31/07 |
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | |
04/08 - 19h São Miguel Subprefeitura São Miguel Paulista | 05/08 - 19h Parelheiros CEC - Centro de Empreendedorismo e Capacitação "Eliane Machado" - PAT | 06/08 - 19h Cidade Tiradentes Subprefeitura Cidade Tiradentes | 07/08 - 19h Santo Amaro Subprefeitura de Santo Amaro |
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo |
| Itaim Paulista Subprefeitura Itaim Paulista | Capela do Socorro Centro Cultural Grajaú | São Mateus Subprefeitura São Mateus | |
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | |
11/08 - 19h Itaquera Subprefeitura Itaquera | 12/08 - 19h Jabaquara Subprefeitura do Jabaquara | 13/08 - 19h Santana/Tucuruvi Subprefeitura Santana / Tucuruvi | 14/08 - 19h Casa Verde Subprefeitura da Casa Verde / Limão / Cachoeirinha |
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo |
| Aricanduva Subprefeitura Aricanduva | Cidade Ademar Subprefeitura Cidade Ademar | Vila Maria/Vila Guilherme Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme | Freguesia/Brasilândia Subprefeitura da Freguesia / Brasilândia |
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo |
18/08 - 19h Penha Subprefeitura da Penha | 19/08 - 19h Campo Limpo Subprefeitura Campo Limpo | 20/08 - 19h Pirituba Subprefeitura Pirituba / Jaraguá | 21/08 - 19h Pinheiros Auditório Chico Mendes |
| Mateial de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Mateial de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Mateial de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Mateial de apoio Galeria de Fotos Vídeo |
| Ermelino Matarazzo FATEC Zona Leste | Butantã Subprefeitura do Butantã | Perus/Anhanguera CEU Perus | |
| Mateial de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Mateial de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Mateial de apoio Galeria de Fotos Vídeo | |
25/08 - 19h Ipiranga Subprefeitura do Ipiranga Museu do Ipiranga | 26/08 - 19h Vila Prudente Subprefeitura Vila Prudente | 27/08 - 19h Lapa Subprefeitura Lapa | 28/08 - 19h Mooca CEU Carrão |
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo |
Vila Mariana Subprefeitura Vila Mariana | Sapopemba CEU Papa Francisco | ||
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | ||
08/09 - 19h Subprefeitura da Sé Praça das Artes - Centro Histórico de São Paulo | 09/09 | 10/09 | 11/09 |
| Material de apoio Galeria de Fotos Vídeo | |||
Já as oficinas de PGIRS, realizadas pelo ONU-Habitat e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocorreram entre os dias 18 e 22 de agosto, nas 5 regiões da cidade. Mais detalhes neste link, arquivo em PDF com 76 KB.
Consulta pública
Por meio da plataforma online “Participe +”, serão reunidas contribuições da sociedade civil e opiniões da população acerca de temas relevantes para a elaboração do plano.
O link estará disponível em breve.
Audiência Pública
A audiência pública será realizada como etapa de validação dos planos, no momento de finalização dos documentos. Trata-se de um espaço aberto de diálogo com a sociedade, no qual serão apresentados os principais resultados e propostas consolidadas ao longo do processo de elaboração.
A data será informada em breve.







