1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Planos de Saneamento e...
 

Planos de Saneamento e de Resíduos Sólidos

Conheça os planos que vão orientar o saneamento em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo o Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Ambos os planos contam com o apoio da ONU-Habitat, por meio de seu Escritório Regional para a América Latina e o Caribe. 

O novo Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) de São Paulo será o principal instrumento de planejamento estratégico e de gestão integrada dos serviços de saneamento básico no Município. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e o Comitê Municipal de Segurança Hídrica (CMSH) estão à frente dessa iniciativa. Nesta página você poderá obter mais informações sobre o plano. 

Por outro lado, o novo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS irá estabelecer objetivos para a gestão de resíduos sólidos na cidade, contemplando todos os atores envolvidos nesse processo, como produtores de mercadorias, comerciantes, distribuidores, importadores, prestadores de serviço público ou privado e consumidores. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Comitê Intersecretarial da Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS) conduzem a ação. Acesse o site da SVMA para saber mais. 

Os planos representam um passo estratégico para que São Paulo avance rumo a um modelo de desenvolvimento urbano sustentável, justo e preparado para os desafios climáticos e sociais do presente e do futuro.

O saneamento básico é um elemento essencial para a garantia da saúde pública, da qualidade de vida e da preservação ambiental. Reconhecido como um direito humano fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU), conforme a Resolução 64/292 de 2010, o saneamento é também uma estratégia fundamental para promover cidades mais sustentáveis, resilientes e justas. 

Em São Paulo, a Prefeitura regulamentou a Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas conforme a Lei Municipal nº 17.104/2019. Dentre suas diretrizes, está previsto a integração e o alinhamento das políticas e demais ações, bem como o uso sustentável e equitativo dos recursos hídricos, especialmente frente aos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas, como secas, enchentes e eventos extremos. 

Nesse contexto, a Prefeitura está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Ambos os planos estão sendo desenvolvidos conforme o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007, atualizado pela Lei nº 14.026/2020) e contemplam os seguintes componentes:

A elaboração é pertinente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) no Município, considerando os planos setoriais como instrumentos capazes de definirem princípios, objetivos, diretrizes e ações necessárias para uma São Paulo mais resiliente e sustentável. Além disso, a integração entre os planos reforça a articulação entre políticas públicas e fortalece a governança ambiental e urbana do município, alinhando-se às diretrizes da Agenda 2030 e aos princípios da Nova Agenda Urbana (NAU). 

O novo Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) de São Paulo, em fase de elaboração, será o principal instrumento de planejamento estratégico e de gestão integrada dos serviços de saneamento básico no Município.

Seu objetivo central é promover a universalização do acesso e a qualificação contínua dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. O plano também busca garantir a equidade no atendimento à população, com atenção especial aos territórios em situação de vulnerabilidade socioambiental.

O PMSAI está fundamentado na Política Nacional de Saneamento Básico, instituída pela Lei Federal nº 11.445/2007 e regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.217/2010, que estabelece os princípios para a prestação adequada, regular e sustentável desses serviços. Além disso, o Plano está em consonância com o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que reconhece o saneamento básico como componente essencial do direito à cidade.

 

Etapas do Plano

O novo Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) do Município de São Paulo está sendo desenvolvido de forma participativa, com acompanhamento do Comitê Municipal de Segurança Hídrica (CMSH). O processo segue diretrizes que garantem a coerência técnica e o compromisso com uma gestão democrática e inclusiva.

Para isso, a elaboração do PMSAI contempla as seguintes etapas:

A participação social é um dos pilares fundamentais para a elaboração e implementação eficaz do Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

Por meio de processos participativos, serão incorporadas diferentes perspectivas, fortalecendo a transparência e garantindo que as decisões reflitam a diversidade social, cultural e territorial do Município.

A participação ativa dos cidadãos, bem como de grupos como cooperativas de catadores, instituições da sociedade civil e representantes do setor privado, contribui não apenas para conferir maior legitimidade e aderência aos planos, mas também para construir uma gestão mais democrática, inclusiva e sustentável.

Confira abaixo as formas de processo participativo do PMSAI e do PGIRS.

Seminário Avanços e desafios no saneamento ambiental e gestão de resíduos

Dia 30 de outubro, a partir das 9h 

Edifício Martinelli. R. São Bento, 405, Centro Histórico 

 

Vídeos: 

Período da manhã: https://www.youtube.com/watch?v=kiuhxYrABXo 

Período da tarde: https://www.youtube.com/watch?v=Ms8cEad-M44 

 

A Prefeitura de São Paulo, com o apoio do ONU-Habitat, promoveu no dia 30 de outubro de 2025  o Seminário Avanços e Desafios no Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos, que discutiu os principais desafios identificados nas áreas de saneamento e gestão de resíduos. O evento também apontou caminhos para a próxima etapa de desenvolvimento do PMSAI e do PGIRS: o desenvolvimento do prognóstico.  

O evento, que ocorreu no Edifício Martinelli, integrou a programação do Circuito Urbano 2025, iniciativa promovida pelo ONU-Habitat que reuniu, ao longo de outubro, atividades voltadas à troca de experiências e boas práticas para o desenvolvimento das cidades, sob o tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis.”  

A programação do seminário contou com apresentações técnicas dos diagnósticos do PMSAI e PGIRS e painéis de debate com especialistas, gestores públicos, acadêmicos e membros da sociedade civil.

 

Seminário Avanços e desafios no saneamento ambiental e gestão de resíduos

Programação – 30/10, 9h-17h30

 

 
HoráriosAtividadePainelistas
9h - 9h30Credenciamento e café  

 

9h30 - 10h

 

Abertura institucional

 

Prefeitura do Município de São Paulo / ONU-Habitat 

 

10h - 11h30

 

Painel 1
Interpretações sobre a caracterização do Saneamento Ambiental Integrado no
município de São Paulo: discussão sobre
desafios identificados, dados, tendências
e principais déficits.

Moderação:
Amanda de Almeida Ribeiro
Coordenadora de Segurança Hídrica,
SMUL/SP

 

Elisabete França
Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento, SMUL

Lucas Daniel Ferreira
Coordenador de Programas no Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado, ONU-Habitat

Luis Eduardo Grissoto
Diretor Técnico, Cobrape e ABES-SP

 

11h30-13h

 

Painel 2
Reflexões para propostas no Saneamento Ambiental Integrado no município de
São Paulo: diretrizes e caminhos para
soluções estruturantes, inovação,
financiamento e participação social.

Moderação:
Marco Antônio Palermo
Assessor da SP Urbanismo

 

 

Tomaz Gregori Kipnis
Especialista em Saneamento, ONU-Habitat

Meunim Rodrigues Oliveira Jr
Diretor de relações contratuais e institucionais, Sabesp

Maria Teresa Diniz
Docente, USP Cidades

14h - 14h30Credenciamento/Café 
14h30 - 16h

 

Painel 3
Interpretações sobre a caracterização
da Gestão Integrada de Resíduos
Sólidos no município de São Paulo:
discussão sobre a situação atual,
desafios identificados, tendências
e principais déficits.

Moderação:

Rodolfo Maiche, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente 

 

 

Luiz Gustavo Gallo Vilela
Coordenador de programas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ONU-Habitat

Mauro Haddad
Diretor da Agência Reguladora de Serviços do Município de São Paulo, SP Regula

Osmário Ferreira
Secretário Executivo de Limpeza Urbana, SELIMP

 

16h - 17h30

 

Painel 4
Reflexões para propostas na Gestão
Integrada de Resíduos Sólidos no
município de São Paulo: diretrizes
e caminhos para soluções estruturantes,
inovação, financiamento e
participação social.

Moderação:
Luiz Gustavo Gallo Vilela
Coordenador de programas no Plano de
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos,
ONU-Habitat

 

Telines Basilio (Carioca)
Presidente, Coopercaps

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP

Antônio Januzzi, Diretor Técnico
Diretor Técnico, ABREMA

   

 

 

 

 

Seminário Planos Municipais de Saneamento Ambiental Integrado e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) realizou no UMAPAZ, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2025, o seminário sobre os Planos Municipais de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

A programação incluiu, além de convidados especialistas sobre os temas, debates sobre questões fundamentais para a cidade, como os desafios da universalização do saneamento básico e da segurança hídrica; a integração dos quatro componentes do saneamento (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos); a agenda de soluções baseadas na natureza (SbN); e as inovações tecnológicas para a gestão eficiente de resíduos sólidos, dentre outros tópicos.

Confira a íntegra da exibição do seminário nestes links: Vídeo 1 e Vídeo 2.

Participantes do seminário reunidos para foto.

Seminário Planos Municipais 2025. Foto de Daniel Reis da SVMA

 

Confira o roteiro realizado:

 

 
Dia 19/02 - HoráriosMesa/eventoMesas (Plano A)
9hRecepção 

 

9h30 - 10h30

 

Abertura

 

Rayne Ferretti Moraes — Onu-Habitat

José Renato Nalini — Seclima

Clodoaldo Pelissioni — Seplan

Osmário Ferreira da Silva — Selimp

João Manoel da Costa Neto — SP Regula

Thomaz Toledo — Cetesb

Rodrigo Ashiuchi — SVMA

 

10h30 - 12h

 

Os desafios do saneamentobásico

e da segurança hídricafrente

às mudanças climáticas

 

Marco Antonio Palermo — SP Urbanismo

12h - 14hIntervalo 

 

14h - 16h

 

Como a integralidade e intersetorialidadedo

saneamento podem fortalecer

a resiliência em direção

à segurança hídrica

 

Elcires Pimenta — Fundação Escola de Sociologia e Política de São PauloMarussia Whately — Instituto Água e Saneamento (Ias)

Stela Goldenstein — Consultora

16h - 16h30Intervalo 

 

16h30 - 18h30

 

Desafios de governança, territorialidade

e inclusão social na construção

de planos transformadores

de saneamento básico

 

Francisca Adalgisa — Sabesp

Gabriela Chabbouh — SVMA/UMAPAZ

Estela Alves — UFABC

Dia 20/02 - HoráriosMesa/eventoMesas (Plano A)
8h30Recepção 

 

9h - 10h30

 

Abastecimento de água: desafios,

potencialidades e inovação

 

Monica Porto — Poli/USP

Carlos José Teixeira Berenhauser — ABES

Karla Bertocco — SABESP

 

10h30 - 12h

 

Esgotamento sanitário: desafios,

potencialidades e inovação

 

Adriano Tonetti — Unicamp

Jonathan Espíndola — Cirra/Ircwr/USP

Samanta Souza — Sabesp

12h - 14hIntervalo 

 

14h - 15h30

 

Novos repertórios para a gestão

e sistemas de manejo

de água pluvial

 

Luciana Travassos — UFABC

Pedro Algodoal — FCTH

Melissa Graciosa — UFABC

15h30 - 16hIntervalo 

 

16h - 18h

 

Resíduos sólidos: desafios,

potencialidades e inovação

 

Fabrício Soler — Fiesp

Mariana Maia — Seas RJ

Dione Manetti — Instituto Pragma

João Manoel da Costa Neto — SP Regula

18hEncerramento 
   

 

Oficinas

Os debates sobre o PMSAI foram integrados às 32 oficinas participativas dos Planos de Ação das Subprefeituras, que aconteceram de segunda a quinta-feira, entre os meses de julho, agosto e setembro, sempre às 19h. Ao todo, 1.252 pessoas participaram das atividades, nas quais foram colhidas mais de 300 propostas relacionadas ao saneamento. As discussões sobre o PMSAI contaram com o apoio técnico do ONU-Habitat.

Confira abaixo a relação de datas, locais e imagens.

 

28/07 - 19h
Jaçanã/Tremembé
CEU Jaçanã
29/07 - 19h
M'Boi Mirim
Subprefeitura de M’Boi Mirim
30/07 - 19h
Guaianases
Subprefeitura de Guaianases
31/07
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
 

04/08 - 19h

São Miguel
Subprefeitura São Miguel Paulista

05/08 - 19h

Parelheiros
CEC - Centro de Empreendedorismo e Capacitação "Eliane Machado" - PAT

06/08 - 19h

Cidade Tiradentes
Subprefeitura Cidade Tiradentes

07/08 - 19h

Santo Amaro
Subprefeitura de Santo Amaro
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Itaim Paulista
Subprefeitura Itaim Paulista
Capela do Socorro
Centro Cultural Grajaú
São Mateus
Subprefeitura São Mateus
 
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
 

11/08 - 19h

Itaquera
Subprefeitura Itaquera

12/08 - 19h

Jabaquara
Subprefeitura do Jabaquara

13/08 - 19h

Santana/Tucuruvi
Subprefeitura Santana / Tucuruvi

14/08 - 19h

Casa Verde
Subprefeitura da Casa Verde / Limão / Cachoeirinha
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Aricanduva
Subprefeitura Aricanduva
Cidade Ademar
Subprefeitura Cidade Ademar
Vila Maria/Vila Guilherme
Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme
Freguesia/Brasilândia
Subprefeitura da Freguesia / Brasilândia
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo

18/08 - 19h
Penha
Subprefeitura da Penha

19/08 - 19h
Campo Limpo
Subprefeitura Campo Limpo

20/08 - 19h
Pirituba
Subprefeitura Pirituba / Jaraguá

21/08 - 19h
Pinheiros
Auditório Chico Mendes
Mateial de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Mateial de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Mateial de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Mateial de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Ermelino Matarazzo
FATEC Zona Leste
Butantã
Subprefeitura do Butantã
Perus/Anhanguera
CEU Perus
 
Mateial de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Mateial de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Mateial de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
 

25/08 - 19h

Ipiranga
Subprefeitura do Ipiranga
Museu do Ipiranga

26/08 - 19h

Vila Prudente
Subprefeitura Vila Prudente

27/08 - 19h

Lapa
Subprefeitura Lapa

28/08 - 19h

Mooca
CEU Carrão
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo

Vila Mariana

Subprefeitura Vila Mariana

Sapopemba

CEU Papa Francisco
  
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
  

08/09 - 19h
Subprefeitura da Sé
Praça das Artes - Centro Histórico de São Paulo

09/09

10/09

11/09
Material de apoio
Galeria de Fotos
Vídeo
   
    

Já as oficinas de PGIRS, realizadas pelo ONU-Habitat e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocorreram entre os dias 18 e 22 de agosto, nas 5 regiões da cidade. Mais detalhes neste link, arquivo em PDF com 76 KB.

 

Consulta pública

Por meio da plataforma online “Participe +”, serão reunidas contribuições da sociedade civil e opiniões da população acerca de temas relevantes para a elaboração do plano.

O link estará disponível em breve.

 

Audiência Pública

A audiência pública será realizada como etapa de validação dos planos, no momento de finalização dos documentos. Trata-se de um espaço aberto de diálogo com a sociedade, no qual serão apresentados os principais resultados e propostas consolidadas ao longo do processo de elaboração.

A data será informada em breve.