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Comentários

  1. Alan em disse:

    Prezados, boa tarde!

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    Eu amo o centro de São Paulo e sou muito entusiasta das melhorias e de todo o potencial a ser explorado na região.
    Dessa maneira, eu queria saber de dois detalhes:
    1) O miolo do centro de SP é todo constituído pelos calçadões. É louvável a destinação do espaço para pedestres e o favorecimento do transporte público e bicicletas. Contudo, para uma total mobilidade da região, acredito que a exemplo da grande maioria das grandes cidades turísticas no exterior, deveria haver a possibilidade e a permissão de passagem de veículos em velocidade reduzida e em espaço específico e sinalizado nos calçadões. Essa possibilidade melhoria a condição de deslocamentos de pessoas com mobilidade reduzida nesses espaços, também permitiria a moradia de pessoas nessas regiões, além de favorecer o turismo e a circulação à noite, favorecendo a chegada e saída de todas as pessoas em bares, restaurantes, shows, lojas, equipamentos culturais e em suas próprias moradias, entre outros casos. Sabemos que em algumas situações a utilização de veículos motores é imprescindível.
    Com isso, gostaria de saber se esse espaço para deslocamento de veículos foi contemplado no processo?
    2)Algumas calçadas de SP tem aquele desenho característico que lembra o mapa do estado de SP em preto e branco. Para mim, aquele desenho cria uma identidade única para a cidade, sendo uma de suas marcas. É um diferencial bonito e que traz vida e arte para as ruas.
    Assim, gostaria de saber se os novos calçadões do centro irão contemplar alguma identidade visual.

    • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em disse:

      Bom dia, Alan. Seguem as respostas:

      1) Toda a área pedestrianizada já conta com mão de direção e controle de velocidade. O projeto continua prevendo a circulação de todos os veículos com autorizações especiais para trafegar.
      2) Não existe uma logomarca ou mapa do Estado de São Paulo. O projeto prevê uma paginação de piso com três tonalidades de cinza, que caracterizará as áreas pedestrianizadas do centro de SP.