Rede de Equipamentos e Territórios CEU

 

Os Centros Educacionais Unificados (CEU), implantados pela primeira vez em 2002, consolidaram-se como exemplo de articulação de políticas setoriais conformando uma rede que conta hoje com 45 CEUs. Hoje a meta da Prefeitura de São Paulo é somar a esta rede mais 20 CEUs.

O projeto de arquitetura dos novos CEUs garante a multiplicidade e versatilidade necessárias à adequação dos equipamentos para as atuais demandas programáticas e para as distintas características dos terrenos. O programa dos CEUS da gestão 2013-2016 tornou-se mais amplo e flexível. Ao programa original (educação, cultura e esportes) acrescentou-se uma área de múltiplo uso que abrigará programas de complementação e ampliação das atividades didáticas e programas específicos de outras secretarias.

 

 

O CEU possuirá um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) que integra o atendimento de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em consonância com o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014). Outra novidade é a inclusão no CEU de um Centro de Referência de Assistência Social – equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – nos locais onde há demanda por este equipamento.

O novo projeto possui um cine teatro para 270 pessoas, salas de artes e de música, oficina digital, biblioteca, estúdio de gravação e laboratórios de ciências. O bloco esportivo possui uma quadra poliesportiva coberta, salas de atividades e uma piscina aquecida, além do balneário (piscinas externas).

Com o objetivo de requalificar áreas públicas municipais, os CEUs serão construídos de forma a intensificar os usos de áreas que, em sua maioria, estão subutilizadas. O projeto prevê uma área externa aberta, conformando uma praça pública próxima ao bloco cultural, permitindo o acesso e utilização deste bloco (especialmente o teatro) a qualquer hora do dia, ou mesmo da noite.

A expansão do raio de influência destes equipamentos através de sua conexão aos demais equipamentos públicos de seu entorno constituirá os Territórios CEU. Esta conexão vem sendo pensada em forma de caminhos, com melhorias nas calçadas, tráfego, implantação de ciclofaixas e ciclovias, travessias seguras, iluminação, arborização e sinalização. A integração entre CEU, equipamentos e espaços públicos do entorno conformará o chamado Território CEU. Com isto, o programa busca assegurar a integração física entre escolas do entorno e CEU, propiciando a educação em tempo integral para seus alunos, em conformidade com o Programa Mais Educação.

A licitação de obras de oito unidades (Novo Mundo, Freguesia do Ó, Carrão, José Anchieta, São Pedro, São Miguel, Parque do Carmo e Vila Alpina) já está em andamento. As unidades Campo Limpo, Grajaú, Pinheirinho d’Água, Sapopemba, Taipas, Cidade Tiradentes e Tremembé estão com o projeto em desenvolvimento. Na terceira fase há quatro unidades cujo projeto encontra-se na fase de licitação (Santo Amaro, Vila Medeiros, Cidade Líder e Ermelino Matarazzo). Veja aqui mais informações sobre cada um dos CEUs planejados.

O programa Territórios CEU é resultado de um trabalho conjunto das secretarias de Educação; Desenvolvimento Urbano; Infraestrutura Urbana e Obras; Esportes, Lazer e Recreação; Assistência e Desenvolvimento Social; Cultura; Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Pessoa com Deficiência e Mobilidade; Coordenação de Subprefeituras; Serviços; Verde e Meio Ambiente; Licenciamento.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Walter Negrão Alcindo Soulim em disse:

    Você é pesquisador e se chama Solange? Pesquisa primeiro sobre gênero na língua portuguesa. A PUC já foi melhor.