Projeto

Flexível, integrado e integrador

O programa dos novos CEUs será ampliado e flexibilizado, para atender as diferentes necessidades de cada lugar. Em todos eles, o programa tradicional – educação, cultura (teatro, biblioteca e oficinas) e esportes (quadra coberta e piscinas) – poderá incorporar outras atividades. Os CEUs poderão abrigar, de acordo com a demanda local, serviços de assistência social, oficinas culturais de apoio ao desenvolvimento dos coletivos de cultura do bairro, polos da Universidade Aberta do Brasil, atividades do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), entre outros. A diversidade de programas se torna visível nas diferentes possibilidades de composição do edifício, reflexo do projeto flexível.

No campo pedagógico, a adesão das escolas municipais ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, amplia as possibilidades de uso destes equipamentos para as atividades de contraturno escolar necessárias à educação em tempo integral. Esta se potencializa ainda mais com a integração destes novos CEUs aos equipamentos do entorno, abrindo possibilidades de educação além dos muros escolares e configurando um espaço ampliado de educação através do chamado Território CEU.

A integração com os equipamentos públicos do bairro se dará no âmbito programático e através da qualificação dos espaços públicos que os conectam, com vias acessíveis, iluminadas e arborizadas. Esta integração visa ampliar o acesso seguro da população, especialmente das crianças e adolescentes, ao espaço da cidade, consolidando São Paulo como uma Cidade Educadora.

Grande parte dos novos CEUs será implantada em centros esportivos existentes, muitos deles construídos nas décadas de 60 e 70, de grandes dimensões e significados para a história da cidade, mas que hoje estão subutilizados.

MOSAICO

A Rede CEU – Centro Educacional Unificado

Produtos da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde as escolas parque de Anísio Teixeira, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo foram implantados pela primeira vez em 2002, pensados como espaço de integração entre os programas educacionais. Desde então, consolidou-se como referência de articulação de políticas públicas no território, atingindo atualmente uma rede com 45 CEUs. A atual gestão da Prefeitura de São Paulo tem como objetivo implantar mais 20 CEUs, integrando-os com os equipamentos públicos existentes no entorno, configurando os chamados Territórios CEU.

 O Projeto de Arquitetura

O projeto de arquitetura proposto para os novos CEUs é um sistema de blocos que podem ser agrupados de diversas maneiras, de acordo com as características do terreno e as necessidades programáticas. Concebidos de  forma a garantir multiplicidade e flexibilidade, os blocos, denominados “agrupamentos funcionais”  abrigam atividades de educação, cultura, esportes e múltiplo uso.

Educação: abrigará os ambientes do Centro Municipal de Educação Infantil Integrada (CEMEI), que engloba creche e educação infantil na mesma escola, possibilitando a educação integrada da criança em toda a primeira infância, de 0 a 5 anos e 11 meses; 

Cultura: biblioteca, cine teatro com capacidade para 250 pessoas, salas de artes, sala de música, estúdio de gravação e oficinal digital;

Esportes: piscina semi-olímpica aquecida, quadra poliesportiva e sala de atividades (ginástica, dança, capoeira, artes marciais e afins);

Múltiplo uso: o tamanho deste bloco é variável, de acordo com a implantação do edifício. Este bloco pode abrigar atividades de contraturno, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Pronatec, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de administração e do conselho gestor. O múltiplo uso contará com salas de aula e laboratórios.

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Agrupamentos funcionais

 

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Possibilidades de arranjo dos agrupamentos funcionais, de acordo com as características do terreno

 

Assim como o projeto arquitetônico, a inserção urbana do Território CEU visa integrar o novo equipamento aos equipamentos existentes no entorno, através de caminhos seguros e de usos e programação integrados. O processo de identificação dos caminhos e equipamentos passa pelo mapeamento colaborativo das estruturas físicas (equipamentos sociais, praças, transporte, etc), dos fluxos existentes e das possibilidades pedagógicas de pessoas, espaços e equipamentos que não pertencem tradicionalmente ao universo da educação.

As soluções urbanísticas para essa integração incluem mobiliário, iluminação, sinalização, pavimentação, arborização, estrutura cicloviária e melhoria de calçadas – ações que serão realizadas pelos programas de requalificação do espaço público e melhoria de bairro, coordenados pelas Subprefeituras.

Os caminhos e lugares que conformam o Território CEU ampliam as oportunidades de fruição do espaço da cidade, abrindo os equipamentos sociais para usos múltiplos, intensificando sua apropriação por diferentes grupos sociais e em diferentes momentos do dia e da semana.