Projeto

Ligue os Pontos, é um projeto desenvolvido dentro da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais. É o resultado de uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para promover o desenvolvimento sustentável do território rural e de aprimorar suas relações com o meio urbano a partir dos diversos pontos envolvidos na Cadeia da Agricultura.

Com essa proposta, a cidade de São Paulo foi vencedora do prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies. A organização premiou iniciativas inovadoras em políticas públicas nas cidades da América Latina e do Caribe. São Paulo recebeu o prêmio principal, com a premissa de que um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas cidades latino-americanas é estabelecer uma relação sustentável entre as áreas urbana e rural. As demais cidades premiadas pelo concurso foram Santiago (Chile), Medellín (Colômbia), Guadalajara (México) e Bogotá (Colômbia).

 

Visão: 

Temos a visão de São Paulo como uma cidade onde as atividades urbanas e rurais sejam equilibradas e complementares.

O projeto visa promover a sustentabilidade ambiental integrada à valorização da atividade econômica local, como forma de conter o avanço do processo de urbanização sobre áreas ambientalmente sensíveis, reiterando a importância do território e das atividades rurais para a sustentabilidade do município como um todo.

Procura-se inovar em soluções que possam ser replicadas para outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do Brasil e da América Latina.