Rua dos Eletrônicos (Rua Santa Ifigênia)
A rua Santa Ifigênia é conhecida por concentrar uma grande variedade de lojas de produtos eletrônicos, itens de informática, videogames e celulares. O nome da rua se deve a atual Igreja de Santa Ifigênia, que está construída no lugar de uma das mais antigas capelas da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição. A história da via data de 1810, quando ela foi aberta pelo advogado e Marechal José Arouche de Toledo Rendom. Logo ela se tornou ponto de encontro da elite paulistana e passou a ser frequentada por pessoas famosas. A sua vocação comercial ganhou força já naquele período com a presença de lojas de tecidos e chapéus femininos. O comércio popular se instalou na Santa Ifigênia em 1930 e o de eletrônicos ganhou espaço nos anos 1940.
Localizada no distrito da República, a Rua Santa Ifigênia será requalificada em etapas. As obras da primeira fase começaram no mês de junho deste ano no perímetro entre a Avenida Cásper Líbero e Avenida Ipiranga e serão concluídas em até 120 dias. As outras quadras, que incluem o trecho entre a Avenida Ipiranga até a Avenida Duque de Caxias, terão as obras executadas na sequência com previsão de entrega em até 1 ano. Para requalificação de toda a via serão investidos R$ 7 milhões com recursos do FUNDURB.
As melhorias nessas vias incluem:
– Criação de espaços de permanência;
– Instalação de mobiliário urbano;
– Alargamento da calçada, ao longo da via, e das esquinas;
– Acessibilidade;
– Caminhabilidade e aplicação de conceitos de traffic calming, como cruzamentos elevados, estreitamento das faixas de rolamento, dentre outros;
– Arborização e Paisagismo;
– Melhoria na Iluminação Pública;
– Comunicação e Identidade Visual.