Bonde São Paulo – Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

 

Batizado como Bonde São Paulo, o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) busca reorganizar a mobilidade do Centro, com olhar atento à segurança viária, à acessibilidade e ao aumento das áreas verdes. O sistema proposto oferece mais uma alternativa de conexão e de circulação de transporte moderno, eficiente e sustentável, com capacidade para atender mais de 130 mil pessoas por dia. Além de melhorar os deslocamentos na região, o VLT será um indutor de requalificação urbana, tornando o Centro ainda mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas. 

O objetivo é que o novo modal se torne uma alternativa de transporte limpa e eficiente, contribuindo para reduzir o tráfego, a poluição atmosférica e sonora, com foco no pedestre, na segurança viária e no melhor aproveitamento de áreas subutilizadas. Sua implementação incentivará o uso do transporte coletivo e a circulação de pedestres no Centro, promovendo um ambiente urbano mais humano e acolhedor.   

Com duas linhas totalizando aproximadamente 12 km de extensão, o Bonde São Paulo conectará bairros estratégicos, como Bom Retiro e Brás, facilitando o acesso a importantes pontos culturais e econômicos, como o Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Rua 25 de Março, o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. O trajeto também incluirá espaços de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, o Parque da Luz, o Largo do Paissandu, o Largo do Arouche, a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro II.   

O Bonde São Paulo será integrado a cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM, garantindo ampla conectividade e acessibilidade para os paulistanos. Além de considerar sua integração com o BRT da Radial Leste e a futura linha Celeste do Metrô. 

Imagem referencial de projeto (Rua Mauá). São Paulo Urbanismo

Imagem referencial de projeto (Praça Princesa Isabel). São Paulo Urbanismo

 

 

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Status

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, que devem ser concluídos ainda no primeiro semestre de 2025. 

Paralelamente, a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, vinculada à Secretaria de Governo Municipal (SGM), conduz um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para viabilizar a implantação, operação e manutenção do VLT por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Atualmente, uma Comissão Especial analisa um estudo recebido em fevereiro, que poderá resultar na abertura de um edital de licitação.  

Um Grupo de Trabalho Intersecretarial acompanha o desenvolvimento das etapas do projeto. Após a conclusão dos estudos técnicos, SMUL, SP Urbanismo e a Secretaria do Governo Municipal (SGM) definirão a modelagem do projeto, os investimentos e os custos de implantação. Para garantir que o Bonde São Paulo atenda às reais necessidades da população, o processo incluirá audiências e consultas públicas, promovendo participação e transparência na tomada de decisões.  

 

 

Processo Participativo

 

 

Estudos

Estudo Urbanístico: Diagnóstico (PDF)

Estudo Urbanístico: Mobilidade (PDF)

 

Mapas de Leitura do Território e Diagnóstico

Legislação
• Legislação: PDF
• Lei de Zoneamento (LPUOS): PDF
• AIU e ZEIS: PDF
• AIU (Transformação e Qualificação): PDF
• AIU (Ambiental): PDF
• Melhoramentos viários: PDF
• AIU (Perímetros Especiais): PDF
• Bens Tombados: Geral (PDF) | Folha 1 (PDF) | Folha 2 (PDF) | Folha 3 (PDF) | Folha 4 (PDF) | Folha 5 (PDF) | Folha 6 (PDF) | Folha 7 (PDF) | Folha 8 (PDF) | Folha 9 (PDF) | Folha 10 (PDF) | Folha 11 (PDF) | Folha 12 (PDF)
• Área Envoltória: Geral (PDF) | Folha 1 (PDF) | Folha 2 (PDF) | Folha 3 (PDF) | Folha 4 (PDF) | Folha 5 (PDF) | Folha 6 (PDF) | Folha 7 (PDF) | Folha 8 (PDF) | Folha 9 (PDF) | Folha 10 (PDF) | Folha 11 (PDF) | Folha 12 (PDF)
• Tipologias de Imóveis Ociosos: Geral (PDF) | Folha 1 (PDF) | Folha 2 (PDF) | Folha 3 (PDF) | Folha 4 (PDF) | Folha 5 (PDF) | Folha 6 (PDF) | Folha 7 (PDF) | Folha 8 (PDF) | Folha 9 (PDF) | Folha 10 (PDF) | Folha 11 (PDF) | Folha 12 (PDF)
• Imóveis Categorizados por Unidades: Geral (PDF) | Folha 1 (PDF) | Folha 2 (PDF) | Folha 3 (PDF) | Folha 4 (PDF) | Folha 5 (PDF) | Folha 6 (PDF) | Folha 7 (PDF) | Folha 8 (PDF) | Folha 9 (PDF) | Folha 10 (PDF) | Folha 11 (PDF) | Folha 12 (PDF)
• IPTU Progressivo no Tempo: Geral (PDF) | Folha 1 (PDF) | Folha 2 (PDF) | Folha 3 (PDF) | Folha 4 (PDF) | Folha 5 (PDF) | Folha 6 (PDF) | Folha 7 (PDF) | Folha 8 (PDF) | Folha 9 (PDF) | Folha 10 (PDF) | Folha 11 (PDF) | Folha 12 (PDF)

Economia, Trabalho e Moradia
• Uso do Solo: PDF
• Densidade Demográfica: PDF
• Concentração de Empregos: PDF
• Concentração de destinos por motivos de viagem (compras): PDF
• Concentração de ocorrências de crime: PDF
• Assistência Social: PDF

 

Mobilidade
• Transporte Público (Média e Alta Capacidade): PDF
• Transporte Público (Ônibus): PDF
• Carregamento: PDF
• Viário: PDF
• Mobilidade Ativa: PDF
• Plano Emergencial de Calçadas (PEC): PDF
• Rede de Trabalho Motorizada Individual: Geral (PDF) | Folha 1 (PDF) | Folha 2 (PDF) | Folha 3 (PDF) | Folha 4 (PDF) | Folha 5 (PDF) | Folha 6 (PDF) | Folha 7 (PDF) | Folha 8 (PDF) | Folha 9 (PDF) | Folha 10 (PDF) | Folha 11 (PDF) | Folha 12 (PDF)
• Sinistros envolvendo veículos motorizados: PDF
• Projetos (Metrô e CPTM): PDF
• Fluxos de Viagens internas ao distritos centrais: PDF

 

Turismo e Cultura
• Pontos de Interesse: PDF
• Atrativos Turísticos: PDF
• Implementação de projetos urbanísticos: PDF
• Iniciativas em Espaços Públicos: PDF
• Reinventing Cities: PDF
• Concentração de destinos por motivos de viagem (lazer): PDF
• Concentração de destinos por motivos de viagem (assuntos pessoais): PDF
• Concentração de destinos por motivos de viagem (educação): PDF
• Concentração de destinos por motivos de viagem (saúde): PDF

Meio Físico
• Áreas Contaminadas: PDF
• Áreas Verdes: PDF
• Gabarito de Edificações: PDF
• Hidrografia e áreas inundáveis: PDF
• Áreas edificadas e vazios construtivos: PDF
• Hipsometria: PDF
• Topografia: PDF

 

Licenciamento Ambiental
• Áreas Contaminadas e Reabilitadas (CETESB): PDF
• Inventário Florestal 2020: PDF
• Regiões Fitoecológicas: PDF
• Restrições ao uso da água subterrânea (CETESB): PDF
• Licenciamento Ambiental: PDF
• Gerenciamento de riscos naturais (perigo de inundação): PDF
• Gerenciamento de riscos naturais (perigo de escorregamento): PDF
• Verde e Recursos Naturais: Remanescentes de bioma e parques e unidades de conservação: PDF