1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Agricultores atendidos pelo Ligue...
 

10/05/2019

Agricultores atendidos pelo Ligue os Pontos recebem visita internacional

Estudantes e professores dos Estados Unidos conheceram produções orgânicas do distrito de Marsilac



Em 8 de maio, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), promoveu uma visita de estudantes e professores dos Estados Unidos a produções orgânicas do distrito de Marsilac. Os sítios são de agricultores atendidos pelo Ligue os Pontos, projeto vencedor do concurso Mayors Challenge 2016, da Bloomberg Philanthropies.

“A visita desses estudantes demonstra o reconhecimento internacional obtido pelo Projeto Ligue os Pontos, iniciativa do Município que busca promover o desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorar suas relações com o meio urbano”, afirmou José Amaral Wagner Neto, secretário-adjunto da SMDU.

Oriundos dos cursos de Agronomia e Veterinária da University of Minnesota Crookston, os acadêmicos puderam conhecer duas propriedades do extremo sul de São Paulo: o Sítio Campo Verde, da agricultora Cleide Duarte da Costa, e o Sítio Primavera, de Maria de Lourdes e a sua filha Regiane Bispo.

Produtora de hortaliças orgânicas, Regiane valorizou bastante o encontro, sobretudo, pelo mútuo aprendizado:

“Gostei muito. Foi interessante a troca de experiência, saber quais são as espécies comuns aos dois países e também as diferentes. Achei os estudantes muito dedicados, faziam anotações e prestavam muita atenção”, disse Regiane.

Seguindo a linha do conhecimento, a agricultura Cleide, que fornece alimentos orgânicos para merenda escolar – como alface e repolho –, resumiu a sua atuação na visita e disse que um produto seu, de origens internacionais, chamou a atenção:

“Falei um pouco da minha produção, o tipo de material que uso no solo e da minha plantação de mirtilo (blueberry). Eles se interessaram bastante”, comentou Cleide.

A agricultura orgânica, marcada pela não utilização de produtos químicos prejudiciais para a saúde e meio ambiente, como fertilizantes e agrotóxicos, precisa de muito empenho do agricultor. Esforço que, de acordo com Regiane, é premiado por momentos como os de ontem:

“Isso mostra que estamos no caminho certo. O mundo todo está olhando para o orgânico, querendo saber mais. Nos dá força para continuar nesse trabalho que não é muito fácil”, concluiu.

 

Ligue os Pontos

O projeto Ligue os Pontos foi o vencedor do concurso “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para a América Latina e Caribe. Tem como principal objetivo conectar os produtores de alimentos da agricultura familiar na Zona Sul de São Paulo aos potenciais consumidores, evitando que essas áreas cultiváveis sejam tomadas pela urbanização informal e coloquem em risco o meio ambiente e a segurança hídrica da cidade.

Coordenado pela SMDU, o projeto é estruturado por meio da contribuição e apoio das secretarias municipais das Subprefeituras, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Verde e Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Educação, Governo Municipal, Inovação e Tecnologia e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e também do diálogo constante com outros agentes atuantes na Zona Rural.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Luiz Guadagnoli/SECOM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *