10/12/2014

Atelier Ensaios Urbanos chega à sua fase final

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Instituições de Ensino promovem workshop durante os dias 15 e 16 de dezembro. Proposta deu continuidade à experiência do Concurso Nacional Ensaios Urbanos – Desenhos para o Zoneamento de São Paulo



horarios_atelie

 

 

Para aproximar a academia e os futuros profissionais da área da Arquitetura e Urbanismo do processo de revisão do marco regulatório da política urbana do município, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) promoveu ao longo deste último semestre uma parceria com Instituições de Ensino em Arquitetura e Urbanismo, chamada Atelier Ensaios Urbanos.

O Atelier Ensaios Urbanos tem como principal objetivo fomentar a elaboração de ensaios e de experiências projetuais de aplicação dos princípios e regras de uso e ocupação do solo, contidos no novo Plano Diretor Estratégico, que possam subsidiar o debate no âmbito do processo de Revisão Participativa da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS).

A parceria contou com a participação de 17 Instituições de Ensino em Arquitetura e Urbanismo, envolveu cerca de 1.500 estudantes e 100 professores, que desenvolveram ensaios e propostas em disciplinas regulares e optativas e em atividades de extensão e pesquisa ao longo do semestre. Essa proposta deu continuidade à experiência do Concurso Nacional Ensaios Urbanos – Desenhos para o Zoneamento de São Paulo, organizado em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/SP, em que arquitetos e urbanistas puderam contribuir com reflexões e soluções inovadoras relacionadas ao zoneamento do município.

Agora, com a chegada do semestre letivo, a SMDU promove com essas instituições um workshop de encerramento na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) durante os dias 15 e 16 de dezembro, para serem apresentados e debatidos por docentes e representantes da Secretaria, os ensaios selecionados de cada instituição participante com vistas a contribuir para o processo de revisão do zoneamento, assim como a fornecer os conteúdos da publicação síntese do Atelier. A apresentação desses trabalhos no Workshop se dará por meio de Salas Simultâneas de Exposição e Debate, seguida de uma Mesa Final, que pretende resumir e analisar o conjunto dos trabalhos desenvolvidos.

Para consultar a programação completa, com as datas, horários, locais e endereços, clique aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Peço informar o horário- do Debate e proposta da Lei de zoneamento- (em especial atenção ao Art. 186 da Lei 13.885-04- vamos discutir só o zoneamento/ e classificação da vias – coletoras, local e estrutural- não terá relação? Na época da aprovação da Lei de zoneamento – a classificação das vias veio depois e deu um nó danado.