06/05/2020

Cidade Solidária chega aos cortiços e ocupações mais vulneráveis em parceria com as equipes de Saúde

Famílias recebem mantimentos, com itens de alimentação, limpeza e higiene, e orientações das equipes de saúde básica da Prefeitura de São Paulo



A Prefeitura de São Paulo em parceria com a sociedade civil, está atendendo famílias em situação de vulnerabilidade em cortiços e ocupações na cidade por meio do programa Cidade Solidária. São 2.732 famílias em situação de extrema precariedade na região central que estão recebendo mantimentos, como itens de alimentação, limpeza e higiene, e orientações por meio das equipes de saúde do Consultório na Rua e NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. As equipes acompanham as entregas dos mantimentos e realizam um trabalho orientativo sobre como se prevenir e como identificar sintomas da covid-19. As equipes de saúde também estão aplicando vacinas em adultos e crianças. A ação amplia a rede de apoio às famílias em situação precária nessa época de pandemia.

Cidade Solidária
O programa Cidade Solidária surgiu em 7 de abril e une a administração pública e entidades organizadas da sociedade civil para criação de uma rede de solidariedade que ajude pessoas em situação de extrema vulnerabilidade durante o período emergencial em que vivemos.

O objetivo é convocar a população para doar cestas básicas (alimentos e limpeza/higiene) em nove pontos de coleta distribuídos pela cidade e/ou dinheiro para um fundo que viabilizará a aquisição de mantimentos para as pessoas e famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

A ação conta com o suporte de diversas secretarias municipais, entre elas, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Cultura, Habitação, Pessoa Com Deficiência, Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Quantos às organizações da sociedade civil, já estão participando entidades como a Fundação Tide Setúbal, Ação Educativa, Instituto Alana, Itaú, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Instituto Acaia, WRI, União dos Movimentos de Moradia, União dos Movimentos de Cortiço, Movimento Terra de Deus, Terra de Todos, Todos pela Educação e Cruz Vermelha. Além destas entidades, diversas outras estão sendo convocadas para participar do Cidade Solidária.

Acesse https://www.spcidadesolidaria.org/ ou ligue 156 para saber mais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Maria Elza Bispo dos Santos em disse:

    Gostaria muito q fosse chamada na lista de contemplados de moradia,crio o meu filho com ajuda de Deus e pago aluguel..grata

    • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em disse:

      Bom dia, Maria.

      A Prefeitura de São Paulo lamenta a situação que você e sua família estão vivendo. Essa difícil realidade atinge muitos paulistanos, por isso, o Município lançou diversos projetos para minimizar a situação. Entre eles, o Cidade Solidária, um programa que convida a população a doar alimentos e itens de limpeza e higiene para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

      Os mantimentos são destinados à população vulnerável que integra cadastros do poder público e de entidades da sociedade civil, como idosos, pessoas com doenças pré-existentes, pessoas com deficiência e famílias de baixa renda, e/ou famílias que moram em territórios extremamente vulneráveis

      Outra forma de acesso à rede socioassistencial do Município pode ser por encaminhamentos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). Para evitar aglomerações, os atendimentos são realizados somente com agendamento pelo site sp156.prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 156.

      Se você está enquadrada nesses casos, e não está cadastrada em nenhum programa de assistência do município, também pode procurar às organizações da sociedade civil (associações de bairro) que aderiram ao programa. Todas estão listadas no site do programa Cidade Solidária.

      Atenciosamente,

      Cidade Solidária