1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Confira os resultados do...
 

15/12/2014

Confira os resultados do Workshop Atelier Ensaios Urbanos

Workshop Atelier Ensaios Urbanos marcou a etapa final da parceria entre a SMDU e 17 instituições de ensino de arquitetura.



Divulgação FAAP

Divulgação FAAP

No primeiro dia do evento, 15 de dezembro, 41 ensaios selecionados pelas instituições foram expostos e debatidos por cerca de 280 participantes ao longo de dois ciclos de salas simultâneas. O primeiro ciclo, que ocorreu no período matutino, abordou 4 eixos temáticos: “Eixos de Estruturação da Transformação Urbana em Áreas Consolidadas”; “Grandes Áreas em Transformação”; “Centralidades Urbanas – Transformação Qualificação e Preservação” e “Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental – Instrumentos e desenho urbano”. O segundo ciclo ocorrido no período da tarde, abordou as temáticas: “Eixos de Estruturação da Transformação Urbana em áreas periféricas”; “Grandes equipamentos e Infraestruturas no Contexto Urbano”; “Áreas Centrais – Transformações e Preexistências” e “Bordas da Cidade – Expansão Urbana e Desenvolvimento Sócio Ambiental”.

Durante todo o dia, estudantes, docentes e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) participaram da apresentação e debate dos trabalhos e puderam observar todas as pranchas de cada um dos ensaios, as quais ficaram dispostas na sala anexa ao auditório.

No segundo dia, 16, os participantes puderam ter conhecimento do conjunto dos temas expostos e debatidos nas 8 salas do dia anterior através de relatos realizados por professores convidados e técnicos da SMDU. Esta mesa final contou ainda com a presença do secretário Fernando de Mello Franco; do diretor de DEURB – Fabio Mariz; do diretor de DEUSO – Daniel Montandon; da coordenadora de APAF – Carolina Heldt e do representante do júri do Concurso Ensaios Urbanos – Marcelo Barbosa, que contribuíram para o debate sobre as contribuições do Atelier ao processo de revisão participativa da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Município de São Paulo.

O workshop Atelier Ensaios Urbanos encerrou a etapa de elaboração, exposição e discussão dos ensaios produzidos e forneceu subsídios para a publicação da SMDU que registrará os resultados desta parceria e contribuirá para o fomento à reflexão crítica e às práticas inovadoras de modo a qualificar o debate em torno da elaboração da nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo em suas diversas etapas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Christian Bojlesen em disse:

    Parabéns, foi uma ótima iniciativa!

    Acompanhei tanto o Atelier quanto o Concurso, e a aproximação entre Universidades e a SMDU tende a ser cada vez mais benéfica, principalmente no longo prazo.

  2. Laila Ali El Sayed - Movimento Broklin em disse:

    Foi muito produtivo o Atelier Ensaios Urbanos. A equipe da SMDU está de parabéns quanto as suas considerações finais!

  3. Pingback: Gestão do Território Histórico Não Monumental: setor Leste – Arco Tietê-Belenzinho | Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo

  4. Celso Aparecido Sampaio em disse:

    Parabéns pela iniciativa e a Universidade Anhanguera Campus Vila Mariana agradece a oportunidade de ter contribuído com a discussão pública da Revisão da Lei de Zoneamento com a oportunidade de levar até as mesas de trabalhos dos seus alunos um assunto tão importante para a cidade e para a formação dos jovens estudantes, futuros arquitetos.