1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Estudantes visitam produtor orgânico...
 

13/05/2019

Estudantes visitam produtor orgânico atendido pelo Ligue os Pontos

Com participação do Projeto, ação busca reconhecer a produção local e promover a educação alimentar dos alunos



Estudantes do CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Clovis Caitano Miquelazzo visitaram neste sábado, 11, uma produção orgânica em Parelheiros. A Chácara Maravilha de Deus é de Juarez Andrade Sales, agricultor atendido pelo Projeto Ligue os Pontos.

Organizada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (Codae) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Projeto Ligue os Pontos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), a ação visa reconhecer a produção local e promover a educação alimentar dos alunos.

Cerca de 40 adultos da escola municipal do Ipiranga compareceram ao local, que possui extensão de 2 hectares. Os alunos puderam conhecer mais a região e a produção de Juarez, sobretudo, de hortaliças orgânicas, como legumes e frutas. Com a ajuda do Projeto Ligue os Pontos, o agricultor obteve o Protocolo de Transição Ecológica, documento que autoriza a venda de alimentos orgânicos em feiras estaduais e até para escolas municipais.

Apesar de gratuita, a visita à chácara foi uma oportunidade para Juarez conseguir recursos financeiros. Acostumado em promover turismo rural à sua propriedade, o agricultor organizou uma feira orgânica ao final do encontro:

“Foi uma das melhores visitas. Mostrei a minha produção e consegui um bom dinheiro vendendo batata doce, inhame, cana-de-açúcar”, afirmou Juarez.

Funcionários e estudantes da instituição também se mostraram muito satisfeitos. A professora do CIEJA, Márcia, e as alunas Célia e Lena, gravaram até depoimentos, que podem ser assistidos abaixo:

 

“Relembrei a minha infância”, Célia

“Todas as escolas deveriam participar”, Lena

“Investir em alimento orgânico é investir em saúde”, Márcia

 

Ligue os Pontos

O projeto Ligue os Pontos foi o vencedor do concurso “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para a América Latina e Caribe. Tem como principal objetivo conectar os produtores de alimentos da agricultura familiar na Zona Sul de São Paulo aos potenciais consumidores, evitando que essas áreas cultiváveis sejam tomadas pela urbanização informal e coloquem em risco o meio ambiente e a segurança hídrica da cidade.

Coordenado pela SMDU, o projeto é estruturado por meio da contribuição e apoio das secretarias municipais das Subprefeituras, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Verde e Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Educação, Governo Municipal, Inovação e Tecnologia e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e também do diálogo constante com outros agentes atuantes na Zona Rural.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários