15/08/2018

Geosampa: consulte os parâmetros construtivos e de quota ambiental

A iniciativa reafirma a política de transparência e abertura pública de dados municipais



Atualizado em 16/08/2018

O portal GeoSampa, mapa digital da cidade em formato aberto, acaba de disponibilizar aos munícipes uma nova função na aba “zoneamento”. Além das informações sobre o zoneamento por SQL (Setor-Quadra-Lote), será possível consultar agora os parâmetros construtivos e de quota ambiental incidentes em cada lote, conforme disposto nos quadros da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do solo vigente (Lei nº 16.402/16).

Para ter acesso as informações, basta abrir o GeoSampa e selecionar no lado esquerdo da tela o ícone “pesquisar”. Na aba “Zoneamento” preencha os campos obrigatórios: setor, quadra, e por fim, lote. Saiba aqui como obter o SQL.

Feito isso, clique em “listar” e diversas informações referente ao zoneamento do lote serão apresentadas, dentre elas, a zona de uso (residencial, mista, industrial, entre outras); coeficientes de aproveitamento, isto é, a relação entre a área edificada, excluída a área não computável, e a área do lote (quantos m2 eu posso construir?); taxas de ocupação máxima, ou seja, a relação entre a área de projeção horizontal da edificação ou edificações e a área do lote (quanto m2 do lote eu posso ocupar?); gabarito de altura máxima, que define a altura de um edifício; o recuo mínimo, que é a distância entre a edificação e os limites de frente, laterais e de fundo do lote; e taxas de permeabilidade, isto é, a área em um terreno que precisa ficar livre de edificações para garantir o escoamento da água da chuva. Clique aqui para conferir o significado de cada termo do zoneamento.

A iniciativa reafirma a política de transparência e abertura pública de dados municipais. Espera-se que a publicação dessas informações possa reduzir o número de consultas sobre zoneamento no expediente da Secretaria e dar ferramentas para que o cidadão entenda melhor a legislação urbanística.

Observação: para pleno funcionamento da nova função, limpe o cache do seu navegador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Matheus Peggion em disse:

    Após selecionar a ferramenta “Pesquisar” no menu da esquerda, não aparec e a referida aba “zoneamento”.

  2. Gostaria de comunicar ao desenvolvedor que acessando pela rede interna da prefeitura (mapas.geosampa.prodam/PaginasPublicas/_SBC.aspx#) não esta disponível na ferramenta de pesquisa a Aba Zoneamento.

    No acesso externo, a (http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx#) a pesquisa foi adicionada como aba da ferramenta de pesquisa com sucesso.

    Solicito a correção do sistema em tela para que melhor possamos atender a população.

  3. ELIANE RATAJCZYK em disse:

    Muito bom,ficará melhor se o sistema permitir imprimir o painel com as informações de zoneamento (a zona de uso (residencial, mista, industrial, entre outras); coeficientes de aproveitamento, isto é, a relação entre a área edificada, excluída a área não computável, e a área do lote (quantos m2 eu posso construir?); taxas de ocupação máxima, ou seja, a relação entre a área de projeção horizontal da edificação ou edificações e a área do lote (quanto m2 do lote eu posso ocupar?); gabarito de altura máxima, que define a altura de um edifício; o recuo mínimo, que é a distância entre a edificação e os limites de frente, laterais e de fundo do lote; e taxas de permeabilidade).
    Tentei imprimir mas não consegui.

    • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em disse:

      Bom dia, Julio Cesar.

      O croqui agora é digital.
      Faça do mesmo jeito. Busque pelo setor e quadra e clique em localizar.
      Do lado direito da tela existe um menu de camadas com todo o conteúdo do GeoSampa.
      A camada LOTES está no grupo CADASTRO/CADASTRO FISCAL.
      Basta habilitá-la para que o desenho dos lotes apareça no mapa.Em caso de dúvidas envie um e-mail para geosampa@prefeitura.sp.gov.br