31/05/2019

Hackatona GeoSampa divulga os três projetos finalistas

Vencedores vão apresentar suas propostas durante a Feira MundoGEO#Connect2019. Ao final, soluções inovadoras serão entregues para uso gratuito da população



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), anuncia os três projetos finalistas do concurso Hackatona GeoSampa 2019:

  • Título: Descobrindo e mapeando a diversidade tipomórfica em São Paulo: em busca da inteligência coletiva na cidade espontânea por intermédio do ‘BigData’ disponibilizado pelo GeoSampa. Autor: Fernando Gomes – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

  •  Título: Modelo de distribuição de arquivos estáticos do GeoSampa.  Autor: Thomas Len Yuba – São Paulo Urbanismo

  • Título: Rios DesCobertos – O resgate das águas da cidade.  Autor: Alexandre Sahade Goncalves – Estúdio Laborg

Os vencedores vão apresentar suas propostas no Espaço GeoSampa, parceria entre o Município e MundoGeo – portal especializado em geolocalização e drones, com apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), a ser realizado no último dia da Feira MundoGEO#Connect2019, na quinta-feira, dia 27/06. A feira acontece nos dias 25, 26 e 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca.

Ao final do processo, as aplicações tecnológicas vitoriosas, que poderiam ser sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e novos softwares, serão entregues para uso gratuito da população.

Acompanhe no site as informações e programação completa sobre a Hackatona: https://mundogeoconnect.com/2019/geosampa/

 

Entenda o Desafio

Durante o período de elaboração dos projetos, entre 27 de março e 13 de maio, os participantes receberam mentorias via webconferências. Finalizados, os projetos foram encaminhados em 13 de maio à comissão julgadora, composta por profissionais de reconhecida atuação em dados geoespaciais, gestão urbana e tecnologia. As propostas foram avaliadas em cinco quesitos: interesse público, usabilidade, criatividade, sustentabilidade e qualidade técnica.

No primeiro critério foi analisada a contribuição da solução desenvolvida para melhoria da prestação de serviço público; em usabilidade, a facilidade e até mesmo a possibilidade da população contribuir com o serviço; em criatividade, se o projeto apresentou solução inovadora; em sustentabilidade, o potencial de continuidade do projeto, e por fim na qualidade técnica, o nível de conhecimento e embasamento técnico utilizado para desenvolvimento da solução.

 

Espaço GeoSampa

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, o Centro de Convenções Frei Caneca vai recepcionar a 9ª edição do evento MundoGeo Connect e a 5ª edição do DroneShow – maiores eventos sobre Geolocalização e Drones da América Latina. A expectativa para este ano é reunir 4 mil participantes, 80 expositores, 100 palestrantes, 30 atividades e 230 horas de conteúdo. As inscrições são pagas e devem ser feitas pelo site: https://mundogeoconnect.com/2019/

O evento reunirá gestores públicos, profissionais experientes e novos talentos na área de tecnologia e gestão da informação visando qualificar o debate para a proposição de soluções para uma cidade inteligente, aberta e conectada.

No último dia de evento, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a MundoGeo, vai promover com entrada livre para todos os visitantes das feiras o Espaço GeoSampa. Além do concurso para criação de inovações, serão fomentados debates sobre a construção, manutenção e desafios do GeoSampa, e a utilização da plataforma por órgãos municipais e sociedade civil. Por fim, será realizada a Oficina GeoSampa, com o objetivo de apresentar as principais funções do portal às pessoas.

Confira a programação completa abaixo: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira Ata do Chamamento Público

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. ALBERTO MILANI JUNIOR em disse:

    Acho muito boa ideia este encontro do Hackatona Geo Sampa. Eu uso o mapa, entre outras coisas, verificar o zoneamento de regiões, mas também para buscar informações do meu território. Por exemplo, a minha rua recebeu arborização recente (2 anos), mas ainda não está atualizado no mapa no item meio ambiente, sub item arborização viária. Seria ótimo poder contribuir efetivamente na construção do Mapa. No caso específico do meio ambiente, seria ótimo ter, quando possível, a informação da espécie arbórea