02/08/2019

Novas fotos aéreas da cidade podem ser vistas no GeoSampa!

Imagens em alta resolução dos 1.527 km² de todo território estão disponíveis para consulta e download



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), acaba de disponibilizar no Portal GeoSampa – principal mapa digital do município – as fotos aéreas mais recentes da cidade. Trata-se de imagens de alta resolução, obtidas para os 1.527 km² de todo o território paulistano.

A publicação de fotografias reais e atuais facilita a compreensão da cidade por parte do munícipe, que pode observar e comparar as alterações que ocorreram em determinado período. Neste sentido, continuam disponíveis na plataforma as fotos aéreas de 2004, bem como mapas históricos, como o Sara Brasil, de 1930.

O uso dessa tecnologia também é importante para o Município, pois permite que as secretarias extraiam as informações de interesse para seus sistemas e processos de gestão. A partir das ortofotos, é possível, por exemplo, analisar de que forma a cidade está sendo ocupada e como a vegetação está atualmente distribuída, podendo auxiliar os trabalhos de proteção ambiental.

As fotos aéreas (ou ortofotos) foram elaboradas a partir de um levantamento realizado em 2017 pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Verde e Meio Ambiente (SMVA) e Fazenda (SF). Para obtê-las, foi necessário tratar as imagens originais, a fim de corrigir deformações do relevo. Posteriormente, essas ortofotos foram verificadas e organizadas para gerar o conjunto de imagens de todo o município, que agora podem ser visualizadas e baixadas no GeoSampa.

Para consultar essa novidade, é simples. Basta acessar o GeoSampa e ativar a camada “Ortofoto 2017 – PMSP RGB”. Já para fazer o download, clique em  “Pesquisar ”, escolha  a aba “ Download Imagens”, em seguida “ Ortofotos 2017” e selecione  a área do mapa de interesse.

 

 

O que é GeoSampa?

O Geosampa é um portal  que integra milhares de dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles, aproximadamente 12 mil equipamentos urbanos, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.  

O mapa permite localizar pontos de interesse como bibliotecas, museus,  escolas e terminais de ônibus e também saber informações sobre o zoneamento de uma área ou o cadastro fiscal de um imóvel.Também é possível realizar buscas e pesquisas a partir do endereço, distrito , subprefeitura ou lote. Todos os arquivos estão disponíveis para download em formato aberto, incluindo, plantas, imagens de satélite e fotos aéreas 

Em seis meses deste ano, o GeoSampa recebeu cerca de 850 mil visualizações. A expectativa para esse ano é atingir 2 milhões de acessos, superando o ano de 2018, que registrou ao todo 1,3 milhão de acessos.

 

Tags:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários