13/09/2018

Novidades no GeoSampa: confira o acervo tombado e a área envoltória

Além das novidades referentes aos imóveis tombados do Município, a plataforma georreferencia as organizações e entidades que promovem atividades para crianças e adolescentes



A plataforma GeoSampa, mapa digital da cidade em formato aberto, mantido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), acaba de lançar duas novidades.

A primeira se refere aos bens tombados. Em parceria com o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal da Cultura, foram adicionados dois novos itens à camada “Bens Protegidos” do portal: acervo tombado e área envoltória. Antes já era possível consultar a localização dos bens tombados, áreas de preservação e dados correspondentes.

Para conferir as informações no mapa, basta acessar o GeoSampa, clicar na camada “Legislação Urbana”, localizada no menu direito da tela, em seguida “Bens Protegidos” e selecionar o item desejado. Já para fazer o download, clique no botão “Download de Arquivos”, localizado no menu esquerdo, escolha o tema “Legislação Urbana”, selecione a camada “Bens Tombados” e o formato do arquivo.

O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio de legislação específica, bens culturais de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, impedindo que venham a ser demolidos, destruídos ou mutilados. O tombamento pode ser aplicado a bens móveis e imóveis, tangíveis e intangíveis, assim como espaços públicos, bairros e conjuntos arquitetônicos. A definição e análise de bens a serem tombados são de responsabilidade do DPH e do CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Direitos da Criança e Adolescente 

A SMUL, junto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), também publicou a camada “Direitos da Criança e Adolescente”, que localiza no mapa as organizações da sociedade civil (OSCs) que possuem registro. Essas entidades desenvolvem trabalhos importantes no município, na perspectiva da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Para visualizar essas informações no mapa, selecione a camada “Equipamentos”, depois “Direitos da Criança e do Adolescente” e marque novamente essa opção. Já para fazer o download, clique em “Download de Arquivos”, escolha “Equipamentos”, em seguida “Direitos Criança Adolescente” e o formato de arquivo desejável.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários