06/02/2018

Participe da consulta pública para o PIU Vila Olímpia

Disponível no Gestão Urbana até 28 de fevereiro, a minuta participativa permite entender o que está sendo proposto e fazer contribuições no texto



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL e da São Paulo Urbanismo, lança Minuta Participativa para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Vila Olímpia.

Disponível no Gestão Urbana até 28 de fevereiro, essa consulta pública é uma oportunidade para conhecer o que está sendo proposto e dar contribuições. É possível baixar mapas, o diagnóstico socioterritorial da área estudada e o programa de interesse público, que trazem questões urbanas a serem enfrentadas.

Clique aqui e participe!

PIU Vila Olímpia
O Projeto de Intervenção Urbana apresentado abrange a região de Vila Olímpia, localizada no distrito de Itaim Bibi, no município de São Paulo.

A principal motivação da proposta é o aproveitamento mais intensivo do solo urbano, em uma área do bairro da Vila Olímpia dotada de robusta infraestrutura urbana e de transporte público, e encravada no contexto da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, porém fora do perímetro desta lei.

O adensamento construtivo e populacional local contribui para maior racionalidade da infraestrutura urbana já existente. Isso possibilita o financiamento da qualificação urbana do território, bem como a ampliação da oferta de serviços e/ou equipamentos pelo poder público.

Dessa forma, o aproveitamento mais intensivo do solo urbano, combinado a diretrizes de qualificação urbana e ambiental, vão proporcionar melhor integração e maior contribuição desta área para o desenvolvimento local, melhorando a qualidade de vida de moradores e trabalhadores.

O PIU vai ao encontro dos objetivos específicos contidos no Plano Diretor Estratégico. Entre eles, está a busca pela redução de necessidade de deslocamentos urbanos, espaços mais amigáveis para o pedestre, estimulando deslocamentos a pé; a ampliação e/ou a requalificação de espaços públicos e áreas verdes; a garantia de acesso a equipamentos sociais, infraestrutura e serviços urbanos em todos os distritos da cidade e, por fim, pela gestão urbana integrada, descentralizada e participativa.

Operação Urbana Consorciada Faria Lima
A Operação Urbana Consorciada Faria Lima – OUCFL (Lei nº 13.769/2004) compreende um conjunto integrado de intervenções coordenadas pela Prefeitura, por intermédio da SP-Urbanismo, com a participação dos proprietários, moradores, usuários e investidores em geral.

A Lei visa a melhoria e a valorização ambiental da área de influência definida em função da implantação do sistema viário de interligação da Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Avenida Pedroso de Moraes e com as Avenidas Presidente Juscelino Kubitschek, Hélio Pellegrino e Cidade Jardim.

Esta lei contém objetivos e diretrizes de desenvolvimento urbano, bem como parâmetros urbanísticos e regulação específicos para os lotes inseridos em seu perímetro. Saiba mais aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários