02/12/2019

Portal GeoSampa é apresentado na São Paulo Tech Week 2019

Equipe da SMDU mostrou as principais funções do mapa digital da cidade a profissionais da área jurídica, consultores ambientais e estudantes



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da coordenadoria responsável pelo Portal GeoSampa, participou nesta quinta-feira, 28 de novembro, da São Paulo Tech Week 2019, do maior festival descentralizado de inovação, empreendedorismo e tecnologia do mundo.

Realizado no Plug CXLT Pinheiros, o evento “GeoSampa e o Processo de Reabilitação de Áreas Contaminadas no Município de São Paulo” consistiu em uma oficina para apresentar o conteúdo do principal mapa digital da cidade aos presentes, entre eles, profissionais do ramo jurídico, consultores ambientais e estudantes.

A Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) foi representada no workshop por sua Coordenadora, Luciana Pascarelli, e por Danilo Mizuta e Fernando Gomes. Pascarelli agradeceu o convite, mas antes de apresentar o conteúdo do Portal, ela mencionou outros três portais administrados pela Coordenadoria: o Observa Sampa, que reúne quase 300 indicadores sobre os mais variados temas de interesse do cidadão, como saúde, educação, mobilidade e trânsito; o Infocidade, muito utilizado por pesquisadores e jornalistas, que apresentam uma gama de informações, sobretudo, em tabelas; e, por fim, o Portal Informes Urbanos, estudos que analisam uma série de temas de interesse para a cidade, sempre sob a ótica da dimensão territorial, ou seja, avaliando seus impactos no espaço urbano. “Há diferentes portais, que traz as informações cada um da sua forma, atraindo todos os tipos de usuários”, declarou Luciana Pascarelli.

Sítios arqueológicos, árvores, zoneamento, acidentes de trânsito, áreas contaminadas, lotes da cidade…São os mais diversos temas, todos presentes no Portal GeoSampa, que é abastecido com informações de todas as secretarias municipais. Danilo Mizuta evidenciou que o trabalho do Município é apenas disponibilizar as informações, sem se preocupar com o que a população pode fazer com elas. A partir dos dados, por exemplo, pesquisadores constataram que a maior parte dos nomes de logradouros da cidade é do gênero masculino.

Neste sentido, Mizuta questionou os presentes sobre o botão mais importante do Portal GeoSampa. Após ouvir alguns palpites, ele apontou para o ícone “Contato”, que permite ao cidadão encaminhar dúvidas e sugestões, ajudando a aprimorar a plataforma.

Até o fim do evento, boa parte das funcionalidades do GeoSampa foi exposta e dúvidas foram sanadas. A equipe foi antecedida pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que por meio de Andrea Paes, Analista de Meio Ambiente, explicou o processo de gerenciamento de áreas contaminadas do município.

Clique aqui e acesse o Portal GeoSampa

Tags:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Raimundo Walber G. Feitosa em disse:

    Gostaríamos de saber se essa apresentação específica, do GeoSampa, foi gravada ou se tem vídeo desse momento, ou algum material digital (slides, power point, prezi), que pudesse nos disponibilizar.