23/11/2013

Prefeitura de São Paulo dá início a 2ª Fase do Arco Tietê

O Relatório Resumo que define o escopo a ser atendido nesta etapa do projeto já está disponível para download



A partir dos resultados colhidos dos produtos recebidos da 1ª. Fase – estudos de pré-viabilidade, a Prefeitura de São Paulo, através da SP-Urbanismo elaborou o Relatório Resumo que define o escopo a ser atendido para a 2ª fase do projeto Arco Tietê. Os proponentes terão 6 meses, a partir da publicação em Diário Oficial, para desenvolver as propostas.

As propostas atenderam ao conceito do chamamento quando indicaram soluções de planejamento e projeto, de forma consistente e inter-relacionada, considerando quatro setores fundamentais da transformação urbana: econômico, ambiental, mobilidade e habitacional. Nesses casos, as propostas desenvolveram, ainda em nível de pré-viabilidade, modelagens urbanísticas, jurídicas, econômicas e meios de interação com a sociedade, de forma a construir, coletiva e transparentemente, o planejamento desta região.

As propostas encaminhadas pela sociedade através do hotsite do Arco Tietê e pelos Proponentes habilitados foram analisadas por uma equipe técnica composta por profissionais da SMDU e da SPUrbanismo, com contribuição de técnicos de várias outras áreas da Prefeitura Municipal, como transporte, habitação, verde e meio ambiente, finanças e planejamento. Somaram-se a este grupo de analise os profissionais pertencentes a várias Secretarias e Empresas do Governo do Estado de São Paulo – GESP iniciando um processo conjunto de ações que integre os diversos níveis de governo para a plena realização desse projeto.

O processo de consolidação das estratégias de planejamento do Arco Tietê ocorreu consonante a revisão participativa do Plano Diretor Estratégico do município – PDE, em que foram propostas a atualização e instituição de uma série de instrumentos de transformação urbana que permitirão a transformação do perímetro do chamamento. Assim, a partir das premissas estabelecidas pelo PDE, serão possíveis o desenvolvimento de estudos de viabilidade compatíveis aos instrumentos de política urbana que gerarão usa efetivação.

O processo da revisão do Plano Diretor foi condição estratégica no desenvolvimento do projeto Arco Tietê para que o seu encaminhamento, a partir dos estudos de viabilidade, ocorra de forma articulada com os rumos da cidade para o período apontado pelos estudos. Nesse sentido, o projeto Arco Tietê alçou uma condição institucional e fundamentação técnica e social capaz de garantir a sua plena efetivação ao longo do tempo.

Download:

Relatório Resumo

Apresentação

Metodologias e critérios de aproveitamento dos estudos

Tabela Ressarcimento 1ª Fase




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *