25/06/2019

Prefeitura participa de um dos maiores eventos de geotecnologia e drones da capital

Plataforma GeoSampa é apresentada na abertura do DroneShow 2019 e Mundo Connect como referência em sistema de informações georreferenciada no município de São Paulo



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), participou na manhã desta terça-feira, 25, da abertura do DroneShow 2019, em parceria com o MundoGeo Connect, evento que reúne expositores com propostas de equipamentos de alta tecnologia, como Drones, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Big Data, Machine Learning e Mobilidade Autônoma.

O evento acontece entre os dias 25, 26 e 27 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca. Nesse período, a Prefeitura apresenta o GeoSampa, o maior portal de mapas oficial da Cidade de SP que reflete toda a infraestrutura municipal com dados geoespaciais. E no último dia (27), a Prefeitura anuncia o vencedor da Hackatona GeoSampa, concurso que vai premiar o melhor projeto para aperfeiçoamento do portal.

Durante a abertura, no painel sobre Cidades Inteligentes, cujo tema foi a plataforma GeoSampa, Eliana Gomes, chefe de gabinete da SMDU, apresentou os principais pontos que fazem do Portal a maior plataforma com informações multifuncionais e abertas ao público e anunciou que a partir desta terça-feira, 25, todas as informações sobre o zoneamento estarão disponíveis para impressão online na plataforma. Antes, o interessado levava em média 60 dias para conseguir o documento em papel na Prefeitura.

O GeoSampa possui mais de 200 sistemas e bancos de dados sobre o Plano Diretor, como rede de transporte, equipamentos públicos, cadastro fiscal, demografia, dentre outros. A plataforma permite a possibilidade de interação, realizando pesquisas, cruzando informações e fazendo downloads.

Em 2017, o GeoSampa apareceu no ranking de dados abertos da Fundação Getúlio Vargas como modelo de transparência e acesso à informação no Brasil. Apenas em 2018, o Portal ultrapassou 1,3 milhão de acessos. Neste ano, em cinco meses, foram mais de 715 mil acessos. A facilidade da navegabilidade do usuário, sem necessidade de logins ou cadastro, torna a ferramenta um dos principais instrumentos de transparência da Prefeitura de São Paulo.

A conexão do sistema, abastecido periodicamente a partir de informações de diversas secretarias, também garante a segurança da informação, agiliza atividades operacionais, respaldando as decisões de planejamento e gestão.

A equipe do Geo Info, coordenadoria de Produção e Análise de Informação da SMDU, estará no evento durante os três dias com um stand exclusivo sobre o Geosampa. No dia 27 haverá uma programa intensa no auditório. No período da manhã, será apresentado o histórico de construção do GeoSampa, além dos desafios do Munícipio em reunir as informações em uma única plataforma, considerando o grande volume de dados e a alta procura do cidadão. Também no período da manhã, será apresentado aos frequentadores dados e ferramentas disponíveis para o planejamento e melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

 

No período da tarde, haverá a apresentação dos projetos dos três finalistas da Hackatona GeoSampa e premiação do vencedor. Veja a programação e saiba como participar!

Mais informações:

Hackathona GeoSampa divulga os três projetos finalistas

Hackathona vai selecionar projetos para o GeoSampa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *