04/07/2019

Prefeitura prevê 220 mil novos moradores para o centro com nova proposta urbanística

Projeto de Intervenção Urbana (PIU) do Centro está em fase de consulta e discussão pública. Mais um debate com a sociedade civil aconteceu nesta quarta (3)



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (3) a segunda audiência pública para debater o PIU Setor Central. Com foco na temática “Gestão Participativa e Vulnerabilidade Social”, a proposta considera a dinâmica atualmente existente na região central, que concentra  oferta significativa de empregos, comércio e serviços, o que torna a região polo de atração de viagens  de 2 milhões de pessoas todos os dias.  Essa vitalidade econômica suporta a proposta de adensamento populacional que é foco do projeto.

Ao todo serão três audiências públicas nesta segunda fase organizadas por temas:  “Habitação e Polos Comerciais” – ocorrida no Mackenzie em 18 de junho -,  “Gestão Participativa e Vulnerabilidade Social”  e “Patrimônio Histórico e Produção Imobiliária”. Além disso, desde o dia 9 de maio está disponível no portal Gestão Urbana uma consulta pública online para receber comentários da sociedade civil. Participe!

Durante o encontro, o presidente da SP Urbanismo, empresa responsável pela elaboração das propostas, considerou a importância de se potencializar ações na região central: “Nos distritos centrais da cidade, o tema do atendimento habitacional tem prioridade indiscutível. Trata-se de uma região com oferta concentrada de empregos e serviços e com parcelas expressivas de baixa densidade populacional, aptas ao recebimento de moradores. O centro que queremos tem grande potencial de habitação e deve abrigar mais e melhor as pessoas”, afirmou.

Diagnóstico – Análise Territorial, elaborado na primeira fase do PIU Setor Central, evidenciou que segundo dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2014, os distritos centrais (Santa Cecília, Bom Retiro, República, Sé, Liberdade, Pari, Brás, Belém e Mooca) concentram 19% dos empregos formais do município, excluídos os empregos ofertados pela administração pública, numerosos nessa região onde moram apenas 2% da população da cidade. Ao todo são mais de 800 mil empregos que promovem a grande diversidade de serviços ofertados no centro.

Os três distritos mais populosos são Santa Cecília, República e Bela Vista, todos apresentam mais de 200 hab/ha, densidade compatível com o modelo de cidade compacta, que vem sendo adotado em projetos urbanos recentes. 

A partir desses dados e da diretriz de adensamento populacional do centro, a densidade populacional média futura com a implementação do projeto foi estabelecida entre 200 e 250 hab/ha, contra a média atual de 145 hab/ha, o que corresponde a um incremento populacional aproximado  entre 115 mil e 220 mil novos moradores para a região.

Processo Participativo

O Processo de elaboração do PIU Setor Central segue os passos dispostos no Decreto n° 56.901/2016 e, dessa forma, as contribuições a serem colhidas nesta consulta irão permitir o seu aperfeiçoamento. A proposta ainda será debatida em diálogos sociais com a sociedade civil e em audiências públicas temáticas.

A segunda consulta pública, iniciada em 9 de maio,  receberia inicialmente contribuições até o dia 9 de junho. No entanto, com o objetivo de possibilitar uma maior participação da sociedade, o prazo foi estendido até 9 de agosto. Após esse período, as sugestões serão avaliadas e incorporadas à versão final do projeto quando oportunas.

Entre os dias 10 de julho e 24 de agosto de 2018, foi publicado no portal Gestão Urbana a 1ª consulta pública para o PIU Setor Central, que apresentou o diagnóstico socioterritorial e o programa de interesse público do projeto. Essa fase do PIU também foi debatida em diversas reuniões com a população.

Clique aqui para conferir o processo participativo completo.

 

Matérias anteriores: 

Prefeitura promove segunda audiência pública para debater PIU Setor Central 

Audiência pública para debater PIU Setor Central acontece dia 18 de junho

Plano Urbanístico para região central é apresentado em consulta pública 

Seminário internacional discute o PIU Setor Central 

Confira como foi o seminário de discussão do PIU Setor Central

Seminário na FAU – Mackenzie debate o PIU do Setor Central

Prorrogado o prazo para contribuir na consulta pública do PIU da Região Central de SP

 

Fotos da audiência:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *