25/04/2014

SMPED lança Cadastro Inclusão para reunir informações sobre a população com deficiência e mobilidade reduzida que mora na capital

Identificação e mapeamento do perfil deste público dá continuidade ao Censo Inclusão que foi realizado em 2012



640 x 270 copy

Com o objetivo de reunir informações fundamentais sobre a população com deficiência e mobilidade reduzida que mora na capital, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) lançou, no dia 10 de abril, o Cadastro Inclusão para dar continuidade à identificação e ao mapeamento do perfil deste público que foi realizado em 2012 pelo Censo Inclusão.

“Quanto mais pessoas acessarem o site e responderem as perguntas, mais assertivas serão as ações do poder público, como a execução do Plano Municipal São Paulo Mais Inclusiva”, explica a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

Em dezembro de 2013 a SMPED apresentou o Plano São Paulo Mais Inclusiva, composto de 70 ações a serem realizadas por 20 secretarias municipais e a partir de abril deste ano, foi aberto o site da Minuta Participativa para que a população possa dar contribuições sobre as ações e assim ajudar a construir uma cidade mais inclusiva.

Continuidade do Censo Inclusão

Em 2012, a Prefeitura lançou o Censo Inclusão, quando foram recebidos 42 mil questionários, entre aqueles enviados aos domicílios paulistanos e os que foram respondidos diretamente no site. Deste total, 36 mil foram considerados válidos. A segunda etapa é a continuidade da captação dos dados, que será permanente e por meio do Cadastro Inclusão na internet. De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, a cidade de São Paulo possui 2,7 milhões de pessoas com deficiência. As pessoas que já responderam o questionário do Censo Inclusão de 2012 não precisam preencher novamente, a não ser que haja necessidade de atualizar algum dos dados informados.

O site do Cadastro Inclusão possui acessibilidade total, permitindo o preenchimento do questionário com segurança e autonomia. Há diversos recursos como ampliação de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos, compatibilidade com os principais leitores de tela para as pessoas com deficiência visual e possibilidade de navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo. O site ainda disponibiliza vídeos contendo a tradução de todos os textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: SMPED

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários