Objetivos e estratégias do projeto

Objetivos

Calçadões

A requalificação dos espaços públicos do centro prevê a redescoberta das qualidades e belezas da região. Neste sentido, qualificar os calçadões é um meio fundamental para retomar o acesso universal a esta área da cidade. Busca-se a construção de um sistema de espaços públicos para todos, a par de suas características pessoais, idade ou habilidade, funcionar como corredor de transporte peatonal e interligar os diferentes modais de transporte (ciclovias, metrô e ônibus). Deve-se dar destaque e visibilidade às áreas integrantes do patrimônio histórico, cultural e artístico existentes, criar meios de manter e expandir as atividades econômicas instaladas, especialmente nos setores ligados à educação, cultura, lazer e entretenimento e finalmente contribuir para reforçar a identidade do centro histórico de São Paulo, promovendo a valorização do contexto local e suas várias formas de uso.

Imagem ilustrativa com detalhes nas cores branco e azul. 

Posicionado do lado esquerdo da imagem, está o ícone ilustrativo, abaixo da ilustração, está o texto explicativo, Valorização local: transformação do uso e da qualidade dos espaços públicos na área central.


Posicionado do lado esquerdo da imagem, está o ícone ilustrativo, abaixo da ilustração, está o texto explicativo, Acessibilidade universal: Implantação de condições de acesso a todas as pessoas.


Posicionado no centro da imagem, está o ícone ilustrativo, abaixo da ilustração, está o texto explicativo, Incentivo ao turismo e cultura: Padronização da paisagem urbana e valorização do patrimônio cultural do centro.


Posicionado do lado direito da imagem, está o ícone ilustrativo, abaixo da ilustração, está o texto explicativo, Facilitação da execução e manutenção: Optar por materiais conhecidos na mão de obra local.


Posicionado do lado direito da imagem, está o ícone ilustrativo, abaixo da ilustração, está o texto explicativo, Fomento das atividades econômicas: Garantir meios de manter e expandir as atividades econômicas instaladas com piso resistente ao tráfego.

Valorização local

Transformação do uso e da qualidade dos espaços públicos da área central

A intervenção nos calçadões nas áreas centrais, com a substituição do piso e a implantação de iluminação e mobiliário urbano, qualifica um espaço de utilização intensa pela população, possibilitando novos usos do espaço, reforçando a identificação com a área central e sua valorização como coração da cidade.

Acessibilidade universal

Implantação de condições de acesso a todas as pessoas

A definição de um pavimento adequado, a revisão de aspectos geométricos e o atendimento às normas atuais, no que tange às inclinações longitudinais e transversais, e aos vãos entre grelhas por exemplo, permitirá um percurso acessível sem interferências por toda a área dos calçadões. A qualificação das bordas e as conexões com as demais calçadas, ruas e praças, formará um circuito completamente acessível em toda a área central.

Valorização do patrimônio

Padronização da paisagem urbana e valorização do patrimônio cultural do Centro.

Ao contemplar passeios acessíveis e confortáveis, prover espaços de estar e descanso, e vegetação quando for possível, a intervenção na área dos calçadões melhora toda a ambiência da região, contribui para dar maior destaque e visibilidade ao patrimônio histórico, incentivando melhor interação entre público e patrimônio.

Qualificação da manutenção das redes subterrâneas

Qualificação no processo de intervenção e manutenção das redes e da micro-drenagem

A manutenção das redes de infraestrutura, que na área central já são subterrâneas, promove algum tipo de intervenção no piso quase diário. A intervenção nos calçadões deve evitar este incômodo, prevendo uma forma de intervenção mais eficiente e a organização de redes afins em calhas ou canaletas comuns. O projeto de microdrenagem superficial deve ter as mesmas premissas, promovendo intervenções mais qualificadas.

Facilitação da rede logística

Oferta de estrutura logística de fornecimento de cargas e bens de consumo e logística reversa.

Ao implantar maior controle no acesso e organizar a coleta de resíduos, a intervenção prevê, em conjunto com outras secretarias, a reorganização da logística de abastecimento e de coleta.

Estratégias do projeto

Imagem ilustrativa com detalhes em branco e azul.

Posicionado no centro da imagem está o título: Novo Piso. Abaixo do título, do lado esquerdo, está a imagem ilustrativa. Abaixo da ilustração, estão os tópicos explicativos:

Integridade: Redução de componentes, suporte a grande carga pontual, dimensionamento correto correto da camada de pavimento.

Aparência: Superfície "auto-limpante", retirada e reutilização de componentes em intervenções, medidas 120x120 e 180x120 e valorização do entorno edificado.

Novo piso

O modelo de piso em blocos de concreto foi desenvolvido em parceria com a ABCP ( Associação Brasileira de Cimento Portland) com a premissa de garantir a preservação das suas características ao longo do tempo. Por isso a alta espessura e a resistência à grande carga pontual. Propriedades fotocalíticas reagem às manchas e odores, permitindo a conservação da aparência ao longo do tempo. Seu manuseio é feito através da retirada dos blocos, e não de quebra, evitando assim obras de manutenção mal feitas. Além do dimensionamento correto do material para o piso é necessário o correto dimensionamento da base e sub base, sempre definido a partir do conhecimento e análise do solo existente.

Imagem ilustrativa com detalhes em branco e azul.

Posicionado no centro da imagem está o título: Piso tátil. Abaixo do título, do lado esquerdo, está a imagem ilustrativa. Abaixo da ilustração, estão os tópicos explicativos.

Elementos objetivos e integrados: superfície lisa e nivelada, caminhar não "robotizado", distância ajustada para não excluir persepção de outros sentidos, ao longo do trajeto ( odores, sons, etc), deslocamento próximo uma região onde a velocidade do pedestre é reduzida, respeito ao baixa-visão destacando a linha guia no trajeto.

Piso tátil

Instalação de linha de piso tátil ao longo das linhas de drenagem.

Além da superfície lisa e contínua proporcionada pelo piso em blocos de concreto, a utilização do piso tátil nas vias dos calçadões, alinhado à linha de drenagem, proporcionará um caminhar seguro para deficientes visuais e pessoas com baixa visão. A utilização do piso tátil estampado nas peças de concreto, permite a manutenção da qualidade do pavimento e a uniformidade estética.

Imagem ilustrativa com detalhes em branco e azul.

Posicionado no centro da imagem, está o tema que ilustração retrata: Projeto e ordenação de tampas metálicas.  Abaixo do título, do lado esquerdo, está a imagem ilustrativa. Abaixo da ilustração, estão os tópicos explicativos:

Padronização dos modelos, alinhamento com o direcionamento do piso, tamanhos condizentes ao enquadramento do piso, incentivo à atualização de redes subterrâneas, possibilidade de compartilhamento de canal por serviços similares, diminuição da visibilidade prevenindo vandalismo e baixo impacto visual.

Projeto e ordenação de tampas metálicas 

As tampas serão ocultas e alinhadas ao piso proposto. As existentes deverão ser substituídas por tampas com requadro em ferro fundido e preenchidas na parte superior com concreto, com altura mínima de 6cm. A resistência do conjunto deve ser a mesma dos blocos do piso. Os requadros externos deverão estar encaixados nos alinhamentos do piso. As novas tampas deverão ter travas anti-vandalismo. Qualquer tipo de dobradiça deverá ficar dentro do requadro externo.

Imagem ilustrativa com detalhes em branco e azul.

Posicionado no centro da imagem, está o tema que ilustração retrata: Calha técnica.  Abaixo do título, do lado esquerdo, está a imagem ilustrativa. Abaixo da ilustração, estão os tópicos explicativos:
Características do sistema, baixo impacto visual, compartilhamento de calha técnica, diminuição de tampas e poços de visita, incentivo e oportunidade para atualização das redes.

Calha técnica

A utilização de calha técnica organizando redes de infraestrutura similares

A implantação da obra nos calçadões cria a oportunidade de limpeza, manutenção e renovação das redes de infraestrura subterrâneas. Também é o momento de propormos a utilização de calha técnica, permitindo a reunião de infraestrutura de características similares (no caso as redes de telefonia e lógica por exemplo) em uma mesma calha com o compartilhamento de poços de visitas monitorados.

Imagem ilustrativa com detalhes em branco e azul.

Posicionado no centro da imagem, está o tema que ilustração retrata: Drenagem superficial.  Abaixo do título, do lado esquerdo, está a imagem ilustrativa. Abaixo da ilustração, estão os tópicos explicativos:

Situação confortável e segura, garantia de lâmina, d'água mínima, baixo impacto visual, acessos de limpeza simples e bem distribuídos, material com baixa rugosidade, limpeza do sistema de drenagem existente.

Drenagem superficial

O projeto prevê a utilização de geometria e inclinações eficientes e a implantação de canal “oculto” linear, em praticamente toda a extensão das vias. Este modelo permite o escoamento imediato e garante lâmina dágua mínima no período crítico de chuva. Caixas de inspeção e limpeza a cada 20m aproximadamente. O material possui baixa rugosidade, evitando acúmulo e resíduos e entupimentos. As ligações prediais serão remanejadas para as caixas de limpeza. Nas caixas é que também serão instaladas as ligações com a rede existente, que será vistoriada e limpa, recuperando sua capacidade original.

Implantação de mobiliário urbano e Arborização

A implantação de mobiliário robusto e em quantidade apropriada, requalificando o espaço e protegendo a arborização que será implantada em locais específicos.

A implementação de mobiliário urbano, em quantidade adequada, sem excessos ou escassez, permitirá uma qualificação no uso deste espaço, com áreas de descanso e contemplação.


Requalificação Calçadões > Diagnóstico > Resultados Esperados