17/12/2019

Portal GeoSampa incorpora novas camadas e registra 1,4 milhão de visitas em 2019

Novas funções, apresentação em eventos e recorde de acessos. Conheça as novidades do principal mapa digital da cidade neste ano!



Lotes digitais, calçadas, zoneamento, acidentes de trânsito, patrimônio arqueológico, patrimônio cultural, fotos áreas e mais recentemente dados obtidos por laser do território. Em 2019, muitas novidades foram adicionadas ao Portal GeoSampa.

O principal mapa digital da cidade também foi apresentado em diversos eventos, como na semana internacional sobre Governo Aberto e na São Paulo Tech Week.  Além disso, neste ano o GeoSampa foi tema de um concurso, a Hackatona GeoSampa 2019, que buscou estimular, a partir dos dados do Portal, o desenvolvimento de novas aplicações para melhorar a prestação de serviços aos cidadãos.

 

Ministrados desde 2015, os cursos na EMASP (Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo) sobre o GeoSampa, com dois módulos (básico e avançado), também continuaram a ser oferecidos gratuitamente à população.

Dessa forma, com tantos progressos, os acessos ao Portal se multiplicaram. Até dezembro, foram 1,4 milhão de visitas ao mapa, número 8% maior que o ano de 2018 inteiro com 1.3 milhão de visitas. No Facebook, os posts sobre o Mapa alcançaram 205 mil pessoas e receberam quase 3 mil curtidas, consolidando o GeoSampa como um dos temas de maior sucesso da rede social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).

As inovações do Portal também foram divulgadas pela grande imprensa, especialmente a camada de patrimônio arqueológico, e pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, por meio do programa SPLica. Clique aqui para assistir.

Achou interessante? Então saiba mais abaixo sobre as principais novidades do GeoSampa em 2019:

Calçadas
Em julho, a Prefeitura disponibilizou a camada “Calçadas”, que traz diversas informações sobre os aproximadamente 65 milhões de metros quadrados de calçadas do município. Na plataforma é possível ter acesso a metragem da área, largura e declividade de cada passeio público, e verificar as calçadas presentes no Plano Emergencial de Calçadas (PEC) 2019, que define as principais rotas e vias a serem recuperadas pelo Município. Saiba mais.

Novas fotos aéreas
No mês de agosto, o Município publicou as fotos aéreas mais recentes da cidade. Trata-se de imagens de alta resolução, obtidas para os 1.527 km² de todo o território paulistano. A publicação de fotografias reais e atuais facilita a compreensão da cidade por parte do munícipe, que pode observar e comparar as alterações que ocorreram em determinado período. O uso dessa tecnologia também é importante para o Município, pois permite que as secretarias extraiam as informações de interesse para seus sistemas e processos de gestão. Saiba mais.

Patrimônio Cultural
Também em agosto a Prefeitura disponibilizou para consulta e download todo o patrimônio cultural da capital, composto por mais de 400 registros, como monumentos e acervos protegidos, além das mais de 3.500 áreas tombadas por legislação de preservação. O objetivo foi possibilitar aos cidadãos o conhecimento e exploração da cultura, memória e patrimônio histórico da cidade. Saiba mais.

Patrimônio Arqueológico
No final de setembro, o Portal GeoSampa recebeu, de forma inédita no país, informações sobre os bens arqueológicos da cidade de São Paulo. Agora é possível verificar, por exemplo, a data e os artefatos encontrados nos 84 sítios arqueológicos do município, entre eles, cemitérios clandestinos, artefatos tupis-guaranis e até ruínas de mineração de ouro. Saiba mais.

Acidentes de trânsito
Também em setembro foram disponibilizados dados sobre os acidentes de trânsito na cidade. Essas informações são essenciais para a elaboração de estudos, análises e ações de prevenção que busquem diminuir os riscos para as pessoas em seus deslocamentos. O levantamento faz parte do Programa Vida Segura, que tem o objetivo de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo. Saiba mais.

Lotes fiscais digitalizados
A Prefeitura publicou em outubro a camada de lotes no GeoSampa. Os lotes identificam as áreas territoriais para as quais estão cadastradas as unidades imobiliárias utilizadas no lançamento do IPTU. Com a nova funcionalidade, é possível visualizar o lote junto com outras informações na mesma tela, sem a necessidade de sair do portal. Basta clicar nas outras opções do menu de camadas de acordo com os temas desejados. Saiba mais.

Imagens a laser
Em novembro, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a disponibilizar, de forma livre, as imagens feitas a laser de seu território. A publicização dos dados obtidos por essa tecnologia a pesquisadores, urbanistas e interessados em geral é uma iniciativa inédita que permitirá, além da realização de estudos aplicados, o desenvolvimento de soluções para a Cidade de São Paulo, como políticas públicas de prevenção. Saiba mais.

Classificação viária

A classificação viária é a base utilizada pela CET para definição das condições de circulação e operação do trânsito, bem como da estrutura e padronização da sinalização. Devido ao caráter dinâmico do sistema viário, a CET realiza adequações na sua base periodicamente. Após a primeira publicação, foram atualizadas as nomenclaturas de algumas vias e alterado o formato da tabela, de forma a facilitar a consulta do usuário.

Ficha de zoneamento

A partir  do mês de julho, a Prefeitura disponibilizou as informações completas sobre o zoneamento para impressão online na plataforma GeoSampa, mapa digital da cidade. O Município integrou a base de dados do Sistema de Zoneamento do Município de São Paulo – SISZON, que possui mais de 30 milhões de dados sobre o zoneamento de 3,5 milhões de lotes em toda cidade, com o GeoSampa. Objetivo é desburocratizar o processo de emissão das informações relacionadas ao zoneamento. Antes da sistematização, o interessado levava em média 60 dias para conseguir o documento em papel na Prefeitura. Saiba mais.

Hackatona GeoSampa 2019

A Prefeitura promoveu no final de junho, durante a 9ª edição do evento MundoGeo Connect e DroneShow, a Hackatona GeoSampa, uma maratona para estimular novas aplicações que melhorassem e qualificassem a vida dos cidadãos de São Paulo. As soluções tecnológicas, que poderiam ser sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e novos softwares, deveriam utilizar dados do GeoSampa. Após uma série de mentorias do poder público, os projetos inscritos foram avaliados, resultando na vitória de Fernando Gomes, aluno formado pela Belas Artes, que apresentou uma proposta inovadora para pensar o planejamento urbano a partir das construções existentes na cidade. Saiba mais.

Governo Aberto e São Paulo Tech Week

Em março, o GeoSampa, junto com o Participe, portal que reúne as consultas públicas do município, foi debatido durante o evento “Participação social e descentralização em São Paulo”, um dos encontros da semana internacional sobre governo aberto (Open Government Week 2019). Saiba mais.

No final de novembro, foi a vez dos participantes São Paulo Tech Week 2019, o maior festival descentralizado de inovação, empreendedorismo e tecnologia do mundo, conhecer e discutir o mapa digital da cidade. Saiba mais.

Cursos na EMASP

Desde 2015, o Portal GeoSampa é apresentado na EMASP (Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo), escola de governo vinculada à Secretaria Municipal de Gestão, responsável pela formação e pela capacitação de cerca de 125 mil servidores da Prefeitura de São Paulo.

Dois cursos são oferecidos. O primeiro, de módulo básico, busca capacitar os interessados para navegação dos mapas e à consulta de dados, além da pesquisa de informações e download de mapas, croquis e imagens.

Já o curso avançado visa orientar a inserção de elementos gráficos no mapa, capacitar a elaboração de pesquisas combinadas e geoespaciais e instruir na elaboração de gráficos e importação de arquivos geográficos.

Acesse o site da EMASP.

O que é GeoSampa?

O Portal Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reunindo dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles cerca de 12 mil equipamentos urbanos, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.

Todo conteúdo disponibilizado no GeoSampa é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis. O Portal oferece diversos tipos de informações ao usuário. Por exemplo, é possível localizar no mapa bibliotecas, museus e teatros, assim como escolas públicas, equipamentos de saúde, como hospitais e UBS (Unidade Básica de Saúde), terminais de ônibus e parques. Trata-se de uma ferramenta multifuncional, onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas. Todos esses dados estão disponíveis para download.

Acesse o GeoSampa!