1ª Minuta de Projeto de Lei da Revisão da LPUOS – Zoneamento

 

A Lei 16.402/16, mais conhecida como Lei de Zoneamento, foi elaborada segundo as orientações do PDE, instituindo novas regras de parcelamento, uso e ocupação do solo na escala do lote e quadra, apresentando, inclusive, novos instrumentos, como a quota ambiental. No entanto, logo que entrou em vigor, apareceram alguns entraves, o que é compreensível, uma vez que houve uma grande mudança de conceitos e regramentos. Um destaque pode ser dado à dificuldade de implementação dos novos parâmetros qualificadores introduzidos pelo PDE, como a fachada ativa, ou a doação de faixa para o alargamento de calçada, em face do regramento dado pela Lei 16.402/16 a esses temas e a situação fática dos lotes, quadras e, na maioria das vezes, das edificações existentes.

Mantendo os princípios norteadores do Plano Diretor Estratégico – PDE, as correções e ajustes na LPUOS são necessários para garantir uma melhor aplicação da lei. É importante ressaltar que não serão criadas novas zonas de uso e não serão alterados perímetros daquelas já existentes. O objetivo da revisão é somente adaptar o texto da lei à cidade real preexistente, a São Paulo já construída.

 

1º etapa – Avaliação da Aplicabilidade (de janeiro de 2017 a julho de 2018) 

Iniciado em janeiro de 2017, este processo contou com uma primeira etapa de Avaliação da Aplicabilidade dos Instrumentos, seguido pela disponibilização de formulários no próprio Gestão Urbana e nas 32 Prefeituras Regionais para serem preenchidos pelos munícipes com sugestões, críticas e propostas. As 586 contribuições recebidas foram sistematizadas e ajudaram a consolidar o projeto de lei. Confira aqui todas as propostas.

 

 

2º etapa – Processo Participativo (de dezembro de 2017 a março de 2018)

Após a consolidação de todas as contribuições feitas na primeira etapa do processo de ajustes da Lei de Zoneamento, a SMUL lançou, entre os dias 15 de dezembro de 2017 e 30 de março de 2018, uma Minuta Participativa para debater os ajustes propostos à Lei de Zoneamento. Foi mais uma oportunidade para as pessoas conhecerem as propostas e darem suas contribuições.

Basicamente, ela é conduzida visando os 6 objetivos apresentados abaixo, que podem ser compreendidos com mais detalhes na Justificativa Técnica.

 

 

Documentos referentes à 1ª Minuta

Planilha de análise de incorporação das contribuições da 1ª Minuta Participativa e das Audiências Públicas

  Acesse aqui a página com informações sobre a
Minuta Final de Revisão da Lei de Zoneamento

 

Reconhecer a cidade real: esta é uma das diretrizes do PDE presente em todos os tópicos dos ajustes propostos. Sobretudo, a adequação dos parâmetros de ocupação, de parcelamento, do solo, da quota ambiental e, em alguns casos, dos parâmetros qualificadores, à situação de reforma, com ou sem ampliação de edificações existentes, mudança do uso instalado, e requalificação da edificação (retrofit).

Estimular as reformas e o retrofit das edificações: a proposta reconhece que há outra forma de conduzir a recuperação, adaptação e requalificação de edificações. Essa alternativa é o retrofit, que diferente da reforma tradicional, busca realizar obras com atualização tecnológica, preservar as características dos projetos arquitetônicos originais, e obter maior eficiência dos sistemas de estruturação, energia, hidráulico, entre outros.

Incentivar a produção de habitação: além do desconto temporário no valor da contrapartida financeira, dar alternativas para a produção de diferentes tipologias construtivas estimula a produção habitacional, pois visa aumentar a oferta para públicos distintos; pode reduzir os custos de construção; e também gera condições adequadas para terrenos de diferentes medidas e características.

Incentivar as atividades econômicas: Facilitar a mudança de uso, a reforma com ampliação de área e o retrofit das edificações existentes são medidas que se somam aos estímulos já incorporados na legislação, como é definido na Lei 16.402/16 responsável por estimular o uso misto em edifícios. A permissão de shopping center em terrenos até 40.000m², sem a obrigatoriedade do parcelamento do solo, o acréscimo de novos incentivos para escola e hospitais, são outros pontos favoráveis à promoção da atividade econômica.

Incentivar a produção de edificações sustentáveis: com a intenção de incentivar soluções sustentáveis, foi estabelecido o edifício conceito, definido como aquele que apresenta novos conceitos na elaboração do projeto arquitetônico. Nessa concepção, o uso de novas tecnologias permite a criação de espaços internos diferentes para cada unidade, e pode contar com instalação de vegetação arbórea em terraços e/ou na cobertura, jardins verticais, fontes de energia limpa e pré tratamento de esgoto .

Obter melhor aplicabilidade da lei: trata-se de ajustar alguns parâmetros a condições reais. A adoção de fachada ativa, aproveitamento público, limite de vedação do lote, doação de faixa para o alargamento de calçada é obrigatória em algumas situações e incentivada em outras, por exemplo. Entretanto, nem sempre a característica física do lote permite a implantação em todas as frentes.

Confira todos os passos no cronograma abaixo:

 

Audiências Públicas

  

Com o objetivo de discutir ajustes na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), mais de 1200 pessoas participaram das audiências públicas promovidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Realizadas nas cinco regiões da cidade, a fim de contemplar toda população do município, as reuniões mobilizaram representantes de diversos segmentos, entre eles, movimentos de moradia, associações de bairros, conselheiros municipais, membros de sindicatos de arquitetura, empresários e estudantes.

Clique aqui e confira como foram os encontros.

 

Arquivos

 

Justificativa Técnica: PDF

1ª Consulta Pública

Sistematização das contribuições: PDF 

Audiências Públicas

Zona Leste
Lista de presença: PDF
Ata: PDF
Propostas por formulário: PDF
Vídeo: Youtube

Zona Sul
Lista de presença: PDF
Ata: PDF
Propostas por formulário: PDF
Vídeo: Youtube

Zona Norte
Lista de presença: PDF
Ata: PDF
Propostas por formulário: PDF
Vídeo: Youtube

Zona Oeste
Lista de presença: PDF
Ata: PDF
Propostas  por formulário: PDF
Vídeo (em breve)

Centro
Lista de presença: PDF
Ata: PDF
Propostas por formulário: PDF
Vídeo: Youtube