Como está o desenvolvimento do projeto

2015 05 14_como_esta_o_desenvolvimento (2)

Para se atingir os objetivos deste projeto é necessário, em um território desta escala e importância, traçar diversas estratégias sejam ao longo dos vários anos de desenvolvimento ou sejam em diferentes áreas deste perímetro. O Plano Diretor Estratégico já propõem inúmeras ações para este pedaço da cidade, estabelecendo relações e diretrizes de desenvolvimento muito precisas para os próximos anos. Simultaneamente a revisão da Lei de Zoneamento, que já se iniciou, trará especificidades e critérios para as intervenções e o desenvolvimento desejado.

Alguns projetos estratégicos também estão sendo implantados que irão, em diferentes escalas, transformar a região. Caso exemplar é a nova Operação Urbana Consorciada Água Branca que em cerca de 10% da área do Arco Tietê traz oportunidades de desenvolvimento imediato das redes de infraestrutura urbana e de novas formas de ocupação do solo. A promoção de novos corredores de transporte, seja pela implantação dos corredores de ônibus com faixa exclusiva de ônibus ou pelas novas linhas de metrô previstas para a área também trazem oportunidades de transformação.

Outros projetos estão em fase de desenvolvimento como o chamamento público para a proposição de parcerias público privadas para o desenvolvimento urbano da região e como os programas de desenvolvimento econômico e habitacional que encontram neste local da cidade oportunidades reais de transformação. Assim busca-se atingir os diversos objetivos para a efetivação desta estratégica região da cidade de São Paulo.