Programa de Expansão

2

O WiFi Livre SP, implementado pela Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo, teve grande aceitação por parte da população, o que gerou uma grande demanda pela expansão do Programa para novas localidades. Além disso, durante um levantamento realizado no Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento na plataforma PlanejaSampa, os cidadãos atribuíram grande importância ao item revitalização das praças municipais.

Considerando esse cenário e também a necessidade de fortalecer as ações de estímulo à cultura digital na cidade e de promover uma ocupação cada vez mais qualificada dos espaços públicos, a Prefeitura de São Paulo estuda lançar o Programa de Expansão do WiFi Livre SP e a Requalificação de espaços WiFi Livre SP.

A primeira etapa do Programa envolveu um período de Consulta Pública, que foi realizado tanto pela internet quanto por meio da realização de um Ato de Lançamento no dia 18 de novembro de 2015, às 14h30, no 7º andar da Prefeitura de São Paulo. O objetivo consistia em coletar contribuições e sugestões da população, identificando novas localidades em potencial, diferentes tipos de intervenção e possíveis modelos de parceria com a iniciativa privada para a implementação do Programa.

A segunda etapa do Programa envolverá o lançamento de chamamento(s) público(s) destinados à viabilização de parcerias com a iniciativa privada para:

(a) expansão e manutenção do serviço de WiFi gratuito em espaços públicos municipais em área externa;
(b) implantação de projetos de aprimoramento, instalação de mobiliário urbano qualificado e equipamentos de utilidade pública nos espaços WiFi Livre SP.

Por meio desse Programa, a Prefeitura de São Paulo pretende aumentar o impacto e a amplitude das iniciativas de conectividade do município, aproveitando a oportunidade para desenvolver parcerias com a iniciativa privada e a sociedade civil, visando a gestão e manutenção dos espaços públicos digitais na cidade.