Projeto Piloto CEU São Miguel

 

 

São Miguel foi o projeto piloto no desenvolvimento de metodologia de construção colaborativa e compartilhada de projeto do Território CEU. Com o objetivo de otimizar o uso dos equipamentos públicos existentes e da escassa oferta de terrenos municipais, o Território CEU será implantado em duas quadras utilizadas atualmente pelo CDC Tide Setúbal, EMEI Profª Helena de Paula Marin, EMEF Almirante Pedro de Frontin e Mini Balneário Almirante Pedro de Frontin.

No início de 2013, as Secretarias Municipais do Desenvolvimento Urbano e da Educação começaram a se reunir com representantes desses equipamentos, que já apresentavam o desejo de integração.

Durante o processo foram realizadas várias reuniões para levantar os anseios e necessidades de cada um dos equipamentos, e ensaiar alternativas de implantação através da manipulação de uma maquete do local, com os equipamentos e muros existentes. Com isto, definiu-se conjuntamente a configuração do Território CEU São Miguel, cujo projeto propõe a construção de novos blocos e a integração dos diversos equipamentos existentes.

Para celebrar esse processo, em 29 de junho de 2013, foi realizada no local a “Festa da Comunidade Educadora”, com apresentações culturais e exposições das crianças que frequentam os equipamentos e que também se envolveram no processo de integração.

Na ocasião, como um ato simbólico, o Prefeito contribuiu com a derrubada do muro que separa a EMEI da EMEF, celebrando a integração dos equipamentos.