Centro Aberto

O centro de São Paulo é um setor estratégico da cidade. A ampla oferta de empregos, a pujante dinâmica do comércio popular e especializado, o amplo serviço de transporte público, a presença dos órgãos de governo, a memória do patrimônio histórico, a ampla oferta de equipamentos culturais e de espaços públicos, juntos, o singularizam. Os Projetos Piloto visam à transformação de estruturas existentes e a renovação das formas de uso, com o objetivo de fortalecer o domínio público em seus locais de atuação.

Requalificar a área central é uma das principais metas da atual gestão e configura-se como um importante passo em direção ao direito à cidade. Testar projetos em escala real não é usual em urbanismo. O processo tradicional consiste na elaboração de desenhos e maquetes reduzidas, que são vistas de cima, de forma impessoal e impenetrável. A ideia agora é ensaiar outras possibilidades de intervenções urbanas: vivenciar as transformações imaginadas, avaliá-las e então torná-las permanentes.

O processo de elaboração das propostas reuniu entidades da sociedade civil com atuação no Centro, arquitetos, urbanistas, estudantes e diversos órgãos da administração municipal em um processo colaborativo e participativo. Reunidos, esses agentes escutaram, debateram e propuseram hipóteses para o Centro, durante um trabalho desenvolvido ao longo de três workshops realizados nos meses de abril, agosto e novembro de 2013, e a partir dele, foram selecionadas duas intervenções estratégicas a serem implantadas como projetos piloto:

01

sanfran

A experiência da metodologia realizada neste trabalho provou a urgente necessidade de se promover debates e estabelecer ações coletivas na construção dos instrumentos para qualificação dos espaços públicos da área central. Os espaços foram adaptados para receber diferentes manifestações, usos e vontades que cada cidadão tem ao se utilizar da cidade. Além da transformação física, estabelece o canal para diálogo entre a sociedade civil, técnicos, gestores urbanos e todos aqueles que se relacionam com este espaço.

As ações terão duração de 2 meses e levam em conta qualificação física, afirmação de pré-existências nos espaços, suporte à permanência e ativação e atração de público – através de programação constante no período de implantação. Entendemos que somente cuidando da área central, zelando por suas pessoas, infraestrutura e espaços, é que teremos novamente uma região mais democrática e gentil para todos.

O Centro Aberto é o canal de participação efetiva da população, é um convite ao engajamento nos processos de mudança da cidade com relação às suas necessidades e demandas. Ao longo do período de implantação, serão realizadas conversas com a população local e interessados em geral – para discutir o processo e aceitação do projeto pela população.

 

frentes_acao

1

Suporte à permanência no espaço público: Qualificação dos espaços físicos, retirada de grades, instalação de mobiliário urbano mesas, bancos, cadeiras.

 

2

Ações de atração de público e ativação do espaço público: Programação constante e atrações pontuais; projeção de cinema na praça, shows, intervenções artísticas e também oferta de alimentação (de barracas de pastel à foodtrucks)

 

3Ações de proteção e priorização de pedestres e ciclistas: Otimização e qualificação dos acessos e circulação do usuário. Implantação de faixas de pedestre, vagas para bicicletas e bike share.