Um plano para melhorar a mobilidade urbana

 

imagem_capa_mobilidade

 

Transporte público incentivado
Priorização do transporte público por meio da ampliação da rede de corredores de ônibus, pela orientação de crescimento da cidade ao redor dos eixos de mobilidade e pela limitação das vagas de garagem ao longo deles, a fim de diminuir a necessidade e o tempo de deslocamentos pela cidade.

Verba do FUNDURB para mobilidade
Destinação mínima de 30% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) para implantação de transporte público coletivo, sistema cicloviário e de circulação de pedestres.

Calçadas largas
Previsão de calçadas largas nas proximidades dos eixos de transporte, que devem ter largura mínima de 5 metros nos corredores de ônibus e de 3 metros nas áreas de influência dos eixos de mobilidade.

Plano Municipal de Mobilidade Urbana
Definição de diretrizes e prazo para elaboração participativa do Plano de Mobilidade Urbana, afim de ampliar e qualificar os diferentes modais de transporte, que estruturam os deslocamentos urbanos, assim como os reflexos na qualidade de vida das diferentes regiões da cidade.

Novos sistemas de mobilidade
Reconhecimento de novos componentes do Sistema de Mobilidade no PDE (logística, hidroviário, compartilhamento de automóveis) para estruturação de uma matriz de deslocamentos mais eficiente e articulada.