Territórios Céu

12_vila_alpina-3

Produtos da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde as Escolas Parque de Anísio Teixeira, os CEUs de São Paulo foram implantados pela primeira vez em 2002, pensados como espaço de integração entre os programas educacionais. Desde então, consolidou-se como referência de articulação de políticas públicas no território, atingindo atualmente uma rede com 45 CEUs. A atual gestão da Prefeitura de São Paulo tem como objetivo implantar mais 20 unidades, integrando-os com os equipamentos públicos existentes no entorno, configurando os chamados Territórios CEU.

Os novos CEUs ampliam o conceito original de integração entre programas educacionais, ao possibilitar a integração com outros equipamentos públicos do bairro. No campo pedagógico, a adesão das escolas municipais ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, expande as possibilidades de uso destes equipamentos para as atividades de contraturno escolar necessárias à educação integral e integrada, abrindo oportunidades de educação além dos muros escolares. Esta integração visa garantir o acesso seguro da população, especialmente das crianças e adolescentes, ao espaço da cidade, consolidando São Paulo como uma Cidade Educadora.

O Território CEU se realizará enquanto território vivo, múltiplo e vibrante, a partir do reconhecimento das forças e fluxos culturais locais. Portanto, o processo de obras necessárias à sua materialização. Para tanto, foram iniciadas diversas atividades – debates e oficinas – para construir a leitura e o projeto compartilhados do Território.