Avenida São João e Largo do Paissandu

Com base nos levantamentos realizados no Largo do Paissandu, verificou-se a latente necessidade de melhorar as condições de acesso e de permanência nesse local, ponto de confluência do transporte público na região central. A intensa circulação de ônibus ao redor da praça dificulta o acesso e condiciona o isolamento do espaço interior. Ao mesmo tempo, a existência das paradas de ônibus garante presença e circulação de pessoas no Largo ao longo de todos os períodos do dia. O projeto para o Largo do Paissandu aprimora a condição de espera do transporte público com a instalação de bancos nas paradas de ônibus e na praça e a melhoria da iluminação pública.

Foto: Ramiro Levy

Muitas das crianças que habitam o Centro vivem em edifícios ocupados por movimentos de moradia e têm poucas oportunidades de lazer. A instalação de um playground no Largo teve como objetivo dar condições a essas crianças da região. Elas fazem uso contínuo do parquinho, inclusive à noite, e sua presença contribui muito para aumentar a sensação de segurança nesse local. A experiência do Centro Aberto revelou a presença dessas crianças na cidade e proporcionou a oportunidade de encontro.

Outros elementos de mobiliário, como bancos de praça, bancos instalados nas muretas, mobiliário portátil – cadeiras de praia, mesas e cadeiras dobráveis e ombrelones –, oferecem condições de conforto físico e visual para permanecer na praça, descansar após o almoço ou mesmo esperar pelo transporte público. Esses elementos destacaram-se na aprovação em pesquisas com usuários.

1_paissandu_antes-e-depois_00

Além dos elementos fixos, o projeto conta com programação cultural constante, com ações que apoiam o uso e a permanência na praça e incentivam atividades ao ar livre. Batalhas de break, shows, rodas de samba e dança foram algumas das atividades que ocorreram no tablado circular do Projeto Piloto, ao longo do primeiro ano de implantação. Outras tiveram lugar no deque e junto ao parquinho, como apresentações artísticas.

Um espaço público aberto e com programação cultural gratuita contribui para seu desenvolvimento, além de oferecer oportunidades de convívio e lazer com os pais.

 


Baixe aqui o caderno Centro aberto – Largo São Francisco: PDF

Centro Aberto Largo do Paissandu

Endereço: Largo do Paissandu

Subprefeitura: Sé

Implantação: Dezembro de 2014