Concurso Nacional Ensaios Urbanos – Modalidade 1 – Categoria 1
Estudos de configuração de corredores urbanísticos
Prêmio – Projeto 01
Autora: Bruna Centrone Nicolau
São Paulo – SP
Memorial Descritivo
Baixe aqui o PDF completo
Parecer do Júri
O trabalho se destaca por enfrentar a discussão necessária sobre adensamento construtivo e verticalização. Propõe que parâmetros urbanísticos não sejam definidos por zonas, mas que se relacionem diretamente com as vias que configuram. Para além da definição de regras de zoneamento, propõe um método para estruturar os corredores (novos e existentes) e suas
áreas de influência. Classifica-os em seis tipos, observando hierarquização do viário, divisão dos quarteirões e definição de parâmetros urbanísticos para permitir adensamento. Em relação à interface com o espaço público, são propostos incentivos para a fachada ativa em toda a área de influência dos corredores, com obrigatoriedade em algumas situações e a proibição de construção de muros em toda a área de influência.
_________________________________________________________________________________________________________________
Prêmio – Projeto 02
Autores: Taícia H. N. Marques, Léa Gejer, Paula Gorenstein Dedeca, Laura Figueiredo, Beatriz Crocco e Gabriela Ortega
São Paulo – SP
Memorial Descritivo
Baixe aqui o PDF completo
Parecer do Júri
O trabalho tem como ponto de partida três macro-áreas previstas no PDE. O corredor é visto como catalizador de desenvolvimento econômico e social, possibilitando o aumento da capacidade de moradias, comércio e serviços nas comunidades existentes e um maior equilíbrio entre a oferta de empregos e moradias em toda a cidade. Tem como objetivos e diretrizes a integração de modais de transporte, a integração da malha urbana, a integração de áreas verdes e a criação de espaços públicos abertos, na perspectiva de aplicabilidade em todos os corredores da cidade. Trabalha o desenho da quadra para além da face lindeira ao corredor, discutindo a qualidade urbanística resultante. Em síntese, o corredor configura-se como irradiador de um novo desenho urbano em busca de nova paisagem e identidade para a cidade.
_________________________________________________________________________________________________________________
Prêmio – Projeto 04
Autores: Carlos Eduardo Collet Marino, Luis Fernando Zangari Tavares, Marcela Alonso Ferreira
Equipe: Bhakta Krpa, Natália Tanaka, Ricardo Gusmão, Stela da Dalt
São Paulo – SP
Memorial Descritivo
Baixe aqui o PDF completo
Parecer do Júri
O trabalho propõe pormenorizada caracterização dos corredores urbanísticos a partir dos padrões de ocupação atuais e dos padrões de transformação pretendidos, utilizando como referencias as macro-zonas e as macro-áreas do Plano Diretor. Além disso, considera nas propostas o caráter linear dos corredores e as tipologias urbanas variadas que atravessam. Destacam-se dois incentivos criados para os corredores. O primeiro para a provisão de HIS tendo como contrapartida o aumento de potencial construtivo. Associando a produção de HIS à produção imobiliária, permite prover unidades de HIS em territórios onde há pouca ou nenhuma ZEIS e também onde estimam-se as maiores transformações urbanas. O segundo incentivo se refere à possibilidade de criar mecanismos de drenagem nas áreas de recuperação ambiental, tanto para edificações existentes quanto para novas.
_________________________________________________________________________________________________________________
Menção honrosa – Projeto 13
Autora: Izabel Dias de Oliveira Melo
Equipe: Clarissa Maria Valgas, Bastos Zolini, Henrique Gazzola de Lima, Lívia de Oliveira Monteiro, Rafael Lemieszek Pinheiro, Rosiele Fraga Nogueira da Matta, Tiago Esteves Gonçalves da Costa e Larissa Nascimento Malheiros
Belo Horizonte – MG
Memorial Descritivo
Baixe aqui o PDF completo
Parecer do Júri
A proposta se destaca por definir parâmetros específicos para as quadras e lotes nos corredores urbanísticos e por concentrar a definição de regras para espaços que, por um lado, privilegiem a circulação de pessoas em meios não motorizados e coletivos e, por outro, garantam a criação de espaços de convivência.
Considera a complexidade dos lugares que formam, simultaneamente, o sistema de circulação da cidade e espaços que abrigam a maior parte da vida cotidiana da população.