Concurso Nacional Ensaios Urbanos – Modalidade 1 –Categoria 5

Estudos de configuração de lotes e quadras de grandes dimensões

Prêmio – Projeto 01
Autor: Alexandre Luiz Gonçalves
Belo Horizonte
Memorial Descritivo

M1_C5_img_01_projeto_01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

M1-C5_pranchas_projeto_01-1 M1-C5_pranchas_projeto_01-2 M1-C5_pranchas_projeto_01-3

 

 

 

 

 

 

Baixe aqui o PDF completo

Parecer do Júri

O trabalho se destaca pela abordagem da questão das áreas de grandes dimensões tendo como pressuposto a quadra como unidade de projeto. São definidas categorias de quadras a partir das atividades que agregam, e desenvolvidos parâmetros urbanísticos coerentes com as características de cada categoria.
Os estudos desenvolvidos para cada categoria de quadra revelam a busca de coerência entre regras de diferentes naturezas – parâmetros para desmembramento e parcelamento, regras gerais referentes à quadra, proporção de usos, de áreas de fruição pública, regras para estacionamento, etc.
Esta coerência entre parâmetros – precária no conjunto da legislação urbanística de São Paulo – colabora para soluções qualificadas, como demonstram os esboços tridimensionais
apresentados no trabalho.

 __________________________________________________________________________________________________________________

Prêmio – Projeto 04
Autor: Guilherme Gambier Ortenblad
Equipe: Alex de Brito Ninomia, Ana Carolina Correira de Lima, Florent Vidaling, Kathleen Martini Chiang, Mariane Takahashi Cristovam, Rosa Clara Bezerra Alves e Tiago Martinelli Lourenzi
São Paulo – SP
Memorial Descritivo

M1_C5_img_01_projeto_04

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

M1-C5_pranchas_projeto_04-1 M1-C5_pranchas_projeto_04-2 M1-C5_pranchas_projeto_04-3

 

 

 

 

 

 

Baixe aqui o PDF completo

Justificativa do Júri

O trabalho se destaca pela proposição de ensaios para ocupação de lotes e glebas de grandes dimensões, a partir de parâmetros obrigatórios e de incentivo, que variam em função das especificidades de sua inserção nas macro-áreas ou eixos definidos no Plano Diretor.
As grandes áreas são enfocadas na proposta pelo seu potencial de transformação e impacto no contexto urbano em que se inserem. Permeabilidade de fluxos, conectividade ao contexto urbano, qualificação da rua e da calçada e diversidade de usos e tipologias, são os eixos condutores para o estudo dos parâmetros.
Pela excepcionalidade que estas áreas representam em função das repercussões positivas ou negativas que podem gerar no entorno, é proposto que sejam submetidas a procedimentos de licenciamento específicos.