Arco Tamanduateí

0_principal-arco-tamanduatei

O Arco Tamanduateí se apresenta como um grande eixo central da cidade, sendo parte integrante da Macroárea de Estruturação Metropolitana, apontada no Plano Diretor Estratégico. Localizado no centro do rodoanel da região Metropolitana de São Paulo, é cortado por importantes linhas férreas, possui significativa estrutura de transporte público e ainda contém Zona Industrial histórica. Faz articulação entre importantes estradas, onde se identifica excelente potencial econômico, construtivo e logístico.

Seu perímetro totaliza 1.659 hectares distribuídos ao longo dos Bairros do Tamanduateí. O histórico de ocupação e desenvolvimento do local é associado à instalação da Ferrovia São Paulo Railway e à Estrada de Ferro Santos – Jundiaí. A várzea passou a ser estrategicamente interessante, sendo ocupada por indústrias e bairros operários. O desenvolvimento urbano do local criou um traçado urbano pouco articulado, carente de áreas verdes e conexões viárias, sendo pouco permeável.

Atualmente identificamos um processo de esvaziamento das grandes plantas industriais, mas com o contínuo crescimento do setor industrial. Novas atividades produtivas de menor planta e convívio com áreas de comércio e serviço, até mesmo residenciais, surgiram nesta área estratégica da cidade. O perímetro identificado encontra-se em processo de transformação, abrindo a oportunidade de realizações de novos empreendimentos.

A proposta de desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) possibilitará a transformação urbana desta região de modo planejado e ordenado, possibilitando a otimização da infraestrutura instalada, o adensamento populacional e o desenvolvimento urbano em áreas subutilizadas, através do instrumento da Operação Urbana Consorciada.

Mais Mobilidade, Mais Drenagem, Mais Áreas Verdes, Mais Habitação, Mais Equipamentos. A intervenção proposta identifica grande potencial de crescimento econômico e recuperação ambiental, priorizando habitação de média e baixa renda além da grande geração de empregos. A ideia de cidade compacta, farta infraestrutura e articulação sistêmica dos usos são objetivos a serem alcançados neste processo.