Concurso Nacional Ensaios Urbanos – Modalidade 1 – Categoria 3
Estudos de configuração da frente dos lotes com as vias
Prêmio – Projeto 04
Autora: Nathália Cavalcante Pantolfi
Equipe: Anelise Bertolini Guarnieri, Bruno Spinardi Silva, Rafaella Basile e Renan Rodrigues Ferreira
São Paulo – SP
Memorial Descritivo
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Parecer do Júri
O projeto desenvolve as relações entre os espaços edificados e a rua a partir de uma categorização do viário que agrega sistema de transportes e topografia. Ou seja, o viário é tratado para além da questão da fluidez do tráfego e qualificado pelas características do espaço da cidade em que se insere. As edificações são tratadas como elementos que, por aberturas, transparências e por variadas estratégias de inserção no lote, interagem com o espaço público. São propostos princípios reguladores e incentivos aos proprietários dos lotes para garantir fachadas ativas, uso misto, térreos livres, etc. Independente da pertinência ou não dos valores fixados para estes parâmetros, destaca-se o fato de serem generalizáveis, uma vez que variam segundo as três categorias viárias definidas.
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Prêmio – Projeto 07
Autor: Luiz Marino Kuller
Equipe: Lais Boas Figueiredo
São Paulo – SP
Memorial Descritivo
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Parecer do Júri
O trabalho inverte o debate dominante sobre o recuo frontal dos lotes, interpretado, de modo geral, como “o grande vilão” da situação urbana atual, abordando-o a partir das potencialidades e possibilidades de sua apropriação para o uso coletivo. Nesse sentido, propõe a revisão de regras vigentes para um conjunto de elementos da gramática urbana das cidades brasileiras que vem sendo objeto de acirrado debate – recuos, grades, guaritas, muros, esquemas de segurança, fechamento de condomínios, garagens afloradas, etc.
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Menção Honrosa – Projeto 08
Autores: Felipe de Souza Noto, Jordana Alca Barbosa Zola, Maira Rios e Paulo Emilio Buarque Ferreira
Equipe: Adriana Matsufuji, Fernando Boari, Gabriela Ho, Lara Ferreira e Tamires Lima
Belo Horizonte – MG
Memorial Descritivo
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Parecer do Júri
O trabalho propõe um conjunto de ferramentas que se articulam a instrumentos existentes para ampliar e qualificar os limites entre os usos privados e públicos da cidade, definindo a quadra como a unidade territorial-tipo a ser qualificada a partir da diversidade de usos. A melhoria das calçadas, a ampliação da malha pedonal, a ampliação e qualificação da superfície de contato entre vias e edifícios são os eixos que estruturam o que os autores denominam Nova Regulamentação a Estacionamentos, Nova Lei de Eventos e Nova Unidade Territorial Quadra. Para a multiplicação de áreas livres e da malha pedonal são propostos incentivos fiscais e urbanísticos e priorização de investimentos públicos, para a ação articulada de proprietários
de imóveis, no sentido de superar a intervenção na escala do lote e viabilizar as soluções na escala da quadra.
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Prêmio – Projeto 11
Autor: Henrique Gazzola de Lima
Equipe: Clarissa Maria Valgas e Bastos Zolini, Izabel Dias de Oliveira Melo, Lívia de Oliveira Monteiro, Rafael Lemieszek Pinheiro, Rosiele Fraga Nogueira da Matta eTiago Esteves Gonçalves da Costa
Colaboradora: Larissa Nascimento Malheiros
São Paulo – SP
Memorial Descritivo
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Parecer do Júri
O trabalho desenvolve a relação entre lotes e vias a partir da proposição de cinco tipologias de quadras, que resultam da combinação de elementos como taxa de permeabilidade, área de fruição, taxa de ocupação, dimensão de fachadas, etc., ruas para pedestres, espaços públicos, etc. O grande mérito do trabalho, além de ampliar a discussão da relação com a via para além da frente dos lotes, incluindo o conjunto da quadra, é sinalizar o amplo leque de possibilidades de configurações de quadras em que convivem edificações de diferentes gabaritos, espaços públicos, passagens para pedestres, fachadas ativas, a partir de um conjunto de regras básicas que permitem adequação às características dos setores urbanos em que se inserem.